ESTE TRABALHO BUSCOU COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NAS CLASSES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O CAMINHO TRILHADO FUNDAMENTOU-SE NA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA, ANCORADA NA PESQUISA QUALITATIVA, TENDO COMO DISPOSITIVO DE INVESTIGAÇÃO OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO, AS ENTREVISTAS NARRATIVAS E AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE ESTÁGIO. ESTES INSTRUMENTOS FORAM UTILIZADOS COMO RECURSOS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS. AO ANALISARMOS, VERIFICAMOS A RESISTÊNCIA À REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, POIS NÃO SE ENCONTRARAM OS SUPORTES NECESSÁRIOS À SUA REALIZAÇÃO. AS EXPERIMENTAÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM SIMPLES E ACONTECERAM CONFORME AS NECESSIDADES DE CADA CONTEÚDO. ESSAS ATIVIDADES POSSIBILITARAM UMA INTERAÇÃO MAIOR ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, PROPORCIONANDO TAMBÉM OPORTUNIDADES DE UM PLANEJAMENTO CONJUNTO E A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE PROPICIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DA CIÊNCIA.