A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) EM SUAS AULAS. UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO FENOMENOLÓGICO, RECORRENDO À SATURAÇÃO TEÓRICA PARA O FECHAMENTO DA AMOSTRA. REALIZAMOS ENTREVISTAS COM OITO PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS À AC SÃO INFLUENCIADAS PELA MELHORIA NO APRENDIZADO DISCENTE; POR SUAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES COM PESQUISA CIENTÍFICA; E PELA INTENÇÃO DE ESTIMULAR O PENSAMENTO CIENTÍFICO E O INTERESSE DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE AS CONCEPÇÕES DOCENTES DEMONSTRAM DIVERSAS POTENCIALIDADES, NO QUE DIZ RESPEITO À INTENÇÃO DE MELHORAR O APRENDIZADO E APROXIMAR OS ESTUDANTES DA CIÊNCIA, ELEMENTOS QUE APONTAM NA DIREÇÃO DE UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ MAIS COMPROMETIDA COM A REALIDADE.