ESTE TEXTO APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DA INVESTIGAÇÃO DE MESTRADO QUE TEM FOCO DE ANÁLISE NAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA PÚBLICA. A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA IMPREGNADA NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ESTÁ VOLTADA NÃO SÓ À FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO COMO TAMBÉM À GARANTIA DE SUA APRENDIZAGEM EM TODOS OS ÂMBITOS DA SUA VIDA. O PROTAGONISMO SOCIAL DE ADOLESCENTES E JOVENS PRESSUPÕE UMA RELAÇÃO DINÂMICA ENTRE CONHECIMENTO, PERTENCIMENTO, LIDERANÇA, RESPONSIVIDADE E COMUNICAÇÃO COMO MECANISMOS DE FORTALECIMENTO DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, ÉTICA E RESPONSÁVEL. O OBJETIVO É ANALISAR COMO ESTUDANTES COMPREENDEM O PROTAGONISMO JUVENIL E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE REFERÊNCIAS EM ENSINO MÉDIO (HORÁRIO INTEGRAL E SEMI-INTEGRAL) LOCALIZADAS EM PETROLINA-PE. A METODOLOGIA PAUTOU-SE POR CRITÉRIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS. A COLETA DE DADOS INICIADA EM 2019, VIA QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO E GRUPOS FOCAIS, COM 33 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, EVIDENCIA O PROTAGONISMO JUVENIL COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS ESCOLARES. NA SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS FORAM ANALISADAS AS NARRATIVAS DOS PROTAGONISTAS JUVENIS CUJOS RESULTADOS APONTAM PARA DIFERENTES EXPRESSÕES DAS EXPERIÊNCIAS ESPAÇO-TEMPORAIS DOS ALUNOS COM OS CONTEXTOS HISTÓRICOS. PARA FINALIZAR, VALE DESTACAR QUE PARA A EFICÁCIA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, PREMISSA QUE PERMEIA OS PROJETOS EDUCACIONAIS ATÉ OS DIAS ATUAIS, A AMPLIAÇÃO DO TEMPO PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DEVE ANCORAR EM RESPONSABILIDADES SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS QUE REVERBEREM LIBERDADE, PARTICIPAÇÃO, PLURALISMO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.