A EDUCAÇÃO DO CAMPO É RELEVANTE PARA A POPULAÇÃO RURAL QUANTO PARA TRABALHO DOS DOCENTES QUE DESEMPENHAM SUA PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA NESTE SETOR. O OBJETIVO DESTE ARTIGO POSSIBILITA COMPREENDER O CONTEXTO DAS AÇÕES DOCENTES DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL NA ESCOLA DO CAMPO NO DISTRITO DE CAJAZEIRAS NO RIO GRANDE DO NORTE. REALIZA-SE ENTÃO, UMA PESQUISA QUE PERMITIU UTILIZAR-SE DE ELEMENTOS QUALITATIVOS COM OBTENÇÃO DE RESULTADOS INVESTIGATIVOS E EXPLORATÓRIOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS E FECHADOS PROPORCIONANDO GANHOS SIGNIFICATIVOS. DIANTE DISSO, VERIFICA-SE QUE PODEM SER COMPREENDIDOS CAMINHOS PROMISSORES A SER EXPLORADO PELOS EDUCADORES NESTA LINHA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, COMO UM AMPLO ESTUDO CURRICULAR NO ÂMBITO SABER EDUCATIVO CAMPESINO E A POSSIBILIDADE DE SE INSERIR NO PLANO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS QUE LHES SÃO PRÓPRIOS DESSA APRENDIZAGEM.