A PREOCUPAÇÃO EM RELACIONAR O MEIO AMBIENTE COM A VIDA DO ALUNO NO ÂMBITO ESCOLAR VEM SENDO DISCUTIDO DESDE A DÉCADA DE 60. A PESQUISA OBJETIVA-SE A PROMOVER A REUTILIZAÇÃO DE PNEUS PARA FINS EDUCATIVOS VISANDO À SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NOS ESTUDANTES. O ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM CAETANO DA SILVA, OIAPOQUE/AP COM 32 ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA PARTIU DE UM ENFOQUE QUALITATIVO E DIVIDO EM TRÊS ETAPAS. SOBRE A VISUALIZAÇÃO DE JARDINS COM PNEUS 87% DISSERAM QUE JÁ VIRAM E 13% DISSERAM QUE NÃO. AINDA INDAGANDO OS ESTUDANTES SOBRE O OLHAR NO USO DE PNEUS EM JARDINS, 78% DISSERAM QUE FARIA UM JARDIM ENQUANTO 22% DISSERAM QUE NÃO FARIA. QUANTO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL, 81% DOS ENTREVISTADOS RESPONDERAM QUE ESSE RESÍDUO POLUI O AMBIENTE, PRINCIPALMENTE QUANTO SÃO LANÇADOS NO LIXÃO, 13% ACHAM NORMAL O DESCARTE DESSE RESÍDUO E 6% NÃO OPINARAM. A RESPEITO DOS DANOS CAUSADOS PELOS PNEUS QUANDO LANÇADOS NO AMBIENTE A ALTERNATIVAS C E D CHAMOU MAIS ATENÇÃO, 28 DISSERAM QUE SIM E 04 DISSERAM QUE OS PNEUS LANÇADOS AO AMBIENTE NÃO CAUSAM OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS. ESSA VISÃO PODE JUSTIFICAR A ALTERNATIVA (D) SOBRE A DIFÍCIL DETERIORAÇÃO DE PNEUS E SEUS DERIVADOS NO AMBIENTE, POR ELES NÃO SABEREM A DURABILIDADE QUE UM PNEU. UM PONTO RELEVANTE NAS IMAGENS PRODUZIDAS POR ELES FORAM: À HABILIDADE DOS PARTICIPANTES EM DESCREVER O ESPAÇO ESCOLAR COMO REALMENTE FICOU APÓS O PLANTIO. PORTANTO, O TRABALHO PROMOVEU VALORES, HABILIDADES, REFLEXÃO, SENTIMENTOS E COMPARTILHOU CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS.