ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A MATERIALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NUMA DISCUSSÃO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA UNITÁRIA QUE CONCEBE A FORMAÇÃO HUMANA EM SUA TOTALIDADE. FUNDAMENTADO NO MÉTODO DIALÉTICO E COM ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, O CAMPO DE PESQUISA FOI O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO/ CAMPUS RECIFE. PARA OS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA, FORAM REALIZADAS A REVISÃO DA LITERATURA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E PEDAGOGOS. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS BASEARAM-SE NOS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONCLUI-SE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS DO BRASIL INDICAM A POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO. NO ENTANTO, OS ACHADOS DA PESQUISA SUGEREM QUE COEXISTEM ENTENDIMENTOS ENTRE OS SUJEITOS PARTICIPANTES QUE APONTAM PARA UMA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA UMA FORMAÇÃO PROPEDÊUTICA, O QUE DENUNCIA UMA COMPREENSÃO PARCIAL OU INEXISTENTE DOS PRINCÍPIOS HISTÓRICO, FILOSÓFICO, PEDAGÓGICO E POLÍTICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, INDO DE ENCONTRO À PERSPECTIVA DA ESCOLA UNITÁRIA. CABE ÀS INSTITUIÇÕES E AOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM RECONHECER OS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO QUE REGE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA QUE O CURRÍCULO E A PRÁTICA ESTEJAM NESSA DIREÇÃO.