ESTE TRABALHO SURGIU DA NECESSIDADE DE ESTUDAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE/EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA. A PESQUISA, ASSIM, BUSCOU FUNDAMENTAR-SE, SOBRETUDO NA TEORIA ELABORADA POR ANA MAE BARBOSA SOBRE A ARTE/EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOBRE A IDENTIDADE E CULTURAL ABORDADO POR PAULO FREIRE EM SEU LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, OU SEJA, AMBOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA CULTURA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA, FORMANDO ASSIM, SUJEITOS CRÍTICOS, REFLEXIVOS E AUTÔNOMOS, DIANTE DE SUAS REALIDADES. A PESQUISA TAMBÉM OBJETIVOU SUPRIR AS LACUNAS EXISTENTES NESSE CAMPO DE ESTUDO TÃO POUCO PESQUISADO, POIS A ARTE E A CULTURA POPULAR SÃO VISTAS NA ESCOLA DE MODO SEPARADO, E QUANDO JUNTAS APENAS EM DATAS COMEMORATIVAS OU EM UMA VISÃO DE FOLCLORE. BEM COMO, ANALISAMOS AS CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS E AQUELES EMBUTIDOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE ARTE. ASSIM, LIMITAMO-NOS A DOIS FOCOS ESPECÍFICOS: LEVANTAR AS CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE ARTE E SEU ENSINO E CARACTERIZAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS LIGADOS A ARTE/EDUCAÇÃO, QUE SE ENCONTRAM NO MATERIAL DIDÁTICO QUE ESTE PROFESSOR UTILIZAVA. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS QUE A PRÁTICA DO EDUCADOR E SUA CONCEPÇÃO SOBRE A ARTE E A CULTURA, SÃO EXTREMANTE IMPORTANTES PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO ESTUDANTE SOBRE A RELEVÂNCIA DE AMBAS, OU SEJA, PARA O INCENTIVO AO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURA, BEM COMO, PARA O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COMO CIDADÃO E PARA EXERCER O SEU PAPEL NA SOCIEDADE, DE FORMA RESPONSÁVEL E CONSCIENTE.