ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO REALIZADO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS. TOMAMOS COMO BASE A CONCEPÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO COMO ATIVIDADE DE NATUREZA COMPLEXA, AO MESMO TEMPO SOCIAL E COGNITIVA (SILVA E MELO, 2007). REALIZAMOS ENTREVISTA E OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE UMA PROFESSORA ATUANTE NO 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GARANHUNS-PE. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM QUE AS AULAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO, APESAR DE TEREM ESPAÇO GARANTIDO NA ROTINA SEMANAL DA DOCENTE, SE LIMITAM À SOLICITAÇÃO DA ESCRITA DE TEXTOS SEM A DELIMITAÇÃO DO GÊNERO A SER PRODUZIDO, SEM FINALIDADES E INTERLOCUTORES BEM DEFINIDOS, COM COMANDOS VAGOS E CONFUSOS E SEM ATIVIDADES DE REVISÃO E REESCRITA. A PARTIR DESTES DADOS, CONSTATAMOS QUE A ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS AINDA É UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES, BEM COMO AINDA SE DISTANCIA DE UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DE TRABALHO COM A LÍNGUA EM SALA DE AULA.