O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E DISCUSSÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO CELULAR, ESPECIALMENTE DAS REDES SOCIAIS, COMO APOIO PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO PARA A COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ. A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA SEMPRE FOI UMA DAS MAIS CRÍTICAS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E, POR ESSE MOTIVO, NECESSITAVA DE UMA INTERVENÇÃO QUE MODIFICASSE A REALIDADE EM QUESTÃO. NESSE SENTIDO, PENSOU-SE NA ADOÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE SUPORTE AO TRABALHO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, SOBRETUDO COM AS TURMAS DE PRIMEIRO ANO, AS QUE POSSUÍAM MAIOR DIFICULDADE NA DISCIPLINA DE ACORDO COM DADOS ESCOLARES. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO, FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ANÁLISES DE DADOS DOS DESEMPENHOS DOS ALUNOS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM ALUNOS E GESTORES ESCOLARES, BEM COMO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A PROFESSORA DE MATEMÁTICA DAS TURMAS EM QUE AS AÇÕES FORAM EXECUTADAS. EM PARALELO, FOI REALIZADA A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA, PREPARANDO-A, ASSIM, PARA A MINISTRAÇÃO DE AULAS TENDO COMO SUPORTE AS REDES SOCIAIS. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS. O PRIMEIRO, GRUPO DE TRATAMENTO, RECEBIA AULAS COM O AUXÍLIO DAS REDES SOCIAIS. O SEGUNDO, CHAMADO GRUPO CONTROLE, CONTINUOU A TER AS AULAS DE MATEMÁTICA COMO DE COSTUME. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE O GRUPO DE TRATAMENTO CONSEGUIU MELHORAR SIGNIFICATIVAMENTE O SEU DESEMPENHO APÓS AS AULAS, ENQUANTO O GRUPO CONTROLE PERMANECEU SEM EVOLUÇÕES, O QUE APONTA PARA AS REDES SOCIAIS COMO UMA OPÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.