ESTE ARTIGO PRETENDE DISCUTIR OS IMPACTOS DA DESCOBERTA DA ARBITRARIEDADE DO SIGNO NO S?CULO XIX, POR FERDINAND SAUSSURE, QUE PROPORCIONOU O ENSINO INOVADOR DA LITERATURA, A PARTIR DA TEORIA DA DESCONSTRU??O ANUNCIADA POR DERRIDA. PARA TAL DISCUSS?O, CONVOCAMOS A FILOSOFIA, SEMI?TICA, LINGU?STICA E LITERATURA PARA NORTEAR A TRAJET?RIA PERCORRIDA DURANTE OS ESTUDOS DO SIGNO. NO ENTANTO, NOSSO OLHAR SER? PARA O LINGU?STICO-LITER?RIO, MAIS ESPECIFICAMENTE AS M?LTIPLAS FACES DO AUTOR A PARTIR DA DESMONTAGEM LITER?RIA PROMOVIDA POR ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA, ONDE A LITERATURA E A SEMI?TICA ANDAM JUNTAS, FORTALECENDO-SE MUTUAMENTE. ATRAV?S DAS TEORIAS INTERSEMI?TICA DE ROLAND BARTHES(2001) E DESCONSTRUTIVISTA DE JACQUES DERRIDA(2001;2014), ESPERAMOS CONTRIBUIR COM O ENSINO DA LITERATURA ASSOCIADA A OUTROS SIGNOS, QUESTIONAR O LUGAR DO AUTOR NO PROCESSO DE DESMONTAGEM LITER?RIA E PROPORCIONAR A REFLEX?O ACERCA DA DESCOBERTA LINGU?STICA DE SAUSSURE QUE MODIFICOU N?O APENAS O LINGU?STICO-LITER?RIO, MAS O CAMPO DAS PESQUISAS NAS DIFERENTES ?REAS DAS CI?NCIAS HUMANAS.