A PESQUISA TRAZ PARA DISCUSSÃO AS PERCEPÇÕES DE 02 ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PIBID). TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE/CAMPUS GARANHUNS, BEM COMO RELATAR AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES OPORTUNIZADAS PELO PIBID NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NA RELAÇÃO TEORIA-PRATICA, QUE SE ESTABELECEM ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO. O PROGRAMA FOI DESENVOLVIDO EM 03 MUNICÍPIOS DO AGRESTE PERNAMBUCANO, NORDESTE DO BRASIL, NAS CIDADES DE SÃO JOÃO, ANGELIM E GARANHUNS. CADA ESCOLA RECEBEU 8 ESTUDANTES, EM UM TOTAL DE 24 NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018/ JANEIRO DE 2020 TOTALIZANDO 18 MESES. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA E O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM 18 ESTUDANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADE MÉDIA DE 22 ANOS. O CRITÉRIO DE ESCOLHA ESTABELECIDO FOI A PARTICIPAÇÃO NA CONDIÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID NO PERÍODO EM QUESTÃO. OS RESULTADOS APONTAM QUE O PIBID, A PARTIR DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO, INCENTIVA O INTERESSE À DOCÊNCIA; E À PESQUISA, O QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DESSES ESTUDANTES, MAS É PRECISO ESTREITAR OS LAÇOS NA RELAÇÃO PRESENTE ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO FORMAR E FORMAR-SE. ASSIM, A PESQUISA SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE SOCIALIZAR DISCUSSÕES SOBRE A TEMÁTICA NO UNIVERSO DA ACADEMIA E DA EDUCAÇÃO BÁSICA.