ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO ESCOPO INVESTIGAR COMO ESTÁ ACONTECENDO O PROCESSO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO ATUAL NO ENFRENTAMENTO DE TEMPOS TÃO DIFÍCEIS PARA A PRÁTICA DOCENTE DEVIDO AO ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS EXISTENTE EM NO
MUNDO INTEIRO. SABEMOS QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É BASE PARA AVANÇOS PRIMORDIAIS EM OUTRAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS AO LONGO DO TEMPO DE SEU DESENVOLVIMENTO E ASSIMILAÇÃO DE NOVOS CONCEITOS. PENSANDO NISSO NOSSO INTUITO COM ESTE ARTIGO FOI RELATAR OS DESAFIOS E CONQUISTAS ENFRENTADO PELAS DOCENTES EM PERÍODO DE AFASTAMENTO SOCIAL E INSERÇÃO DO ENSINO REMOTA NA PRÁTICA INFANTIL. O CAMINHAR METODOLÓGICO ESCOLHIDO FOI O ESTUDO DE CASO, NO QUAL REALIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM CINCO PROFESSORAS EFETIVAS DE UMA CRECHE PÚBLICA MUNICIPAL DA
CIDADE DE CRATO - CE E COM CINCO MÃES DE CRIANÇAS QUE ESTÃO MATRICULAS NA REFERIDA CEI.
OUTROSSIM UTILIZAMOS OS AUTORES KRAMER (2005), KUHLMANN JR. (1998), OLIVEIRAFORMOSINHO (2002), ENTRE OUTROS QUE SERVIRAM DE EMBASAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA. EM NOSSAS CONSIDERAÇÕES FINAIS FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O PROCESSO EDUCACIONAL VEM OCORRENDO DE FORMA MUITO COMPLICADA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO COM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS COM MUITAS DIFICULDADES DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE HOUVE ALGUNS RETROCESSOS EM RELAÇÃO ÀS LEIS CONQUISTADAS PARA A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.