POSSIBILIDADES ABERTAS PELA INTERNET POTENCIALIZARAM O CINEMA, AMPLIANDO OS ESPAÇOS E AS OCASIÕES EM QUE A VISUALIZAÇÃO DOS FILMES SE FAZ PRESENTE. ESSA FORTE PRESENÇA DE FILMES E VÍDEOS EM DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS E TAMBÉM NA ESCOLA, QUE IMPELE A DEFESA DA IDEIA DE QUE O CINEMA DEVE INTEGRAR O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO PELA/NA ESCOLA. A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA (1964- 1989), FOI UMA ÉPOCA QUE MARCOU A HISTÓRIA BRASILEIRA, DE MODO QUE ASPECTOS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, CULTURAIS E SOCIAIS QUE GEROU, PERSISTEM ATÉ OS DIAS DE HOJE, FATO QUE JUSTIFICA A PROMOÇÃO DE ESTUDOS. DESSA FORMA, O PRESENTE ARTIGO, O QUAL ABORDA RESULTADOS PARCIAIS DE PESQUISA DESENVOLVIDA EM ÂMBITO DE MESTRADO, TEM COMO OBJETIVO OBJETO GERAL REFLETIR ACERCA DE PROCESSOS FORMATIVOS NO ENSINO DE HISTÓRIA QUE TOMEM COMO EIXO CENTRAL O PROCESSO DE ANISTIA POLÍTICA NO PERÍODO DITATORIAL. PARA ISSO DESENVOLVEMOS PROPOSTA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO A ABORDAGEM DO TEMA “DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964/1989)”, POR MEIO DE NARRATIVA FILMOGRÁFICA DIRIGIDA POR LÚCIA MURAT: “A MEMÓRIA QUE ME CONTAM” (2013). A PESQUISA APRESENTOU COMO MÉTODO DE PESQUISA, UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA APLICADA, BUSCANDO CONCILIAR DESCRIÇÃO E EXPLICAÇÃO, VALENDO-SE, PARA ISSO DE INVESTIGAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS, REALIZANDO A CONSTRUÇÃO DE ANÁLISES INTERNAS. COMO LITERATURA BASE PARA AS REFLEXÕES, ESTÃO OS ESTUDOS DE BELLONI; BÉVORT, 2009; CABRERA (2006), COLL; MONEREO, 2010; PRETTO, 2010; ALMEIDA; VALENTE, 2012; ALMEIDA, ALVES, LEMOS, 2014, POR APRESENTAREM POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR O CINEMA COMO LINGUAGEM PROPÍCIA À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PENSAMENTO CRÍTICO.