O CENTRO APRENDIZ DE PESQUISADOR (CAP) ? UM ESPA?O INTERATIVO ONDE ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL PODEM REALIZAR VISITAS, ONDE FAZEM ATIVIDADES DE CUNHO CIENT?FICO A FIM DE APROXIM?-LOS DA VIV?NCIA CIENT?FICA. AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PROPOSTAS NO CENTRO EST?O FUNDAMENTADAS COM UMA PROBLEMATIZA??O, PERMITINDO DESENVOLVER DIVERSAS HABILIDADES. OS ALUNOS VISITANTES DO CAP INCLUEM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, FOCO DESTE ARTIGO, QUE VISA CONTRIBUIR COM SUA PROPOSTA EM CONJUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE RELATO DE EXPERI?NCIA OBJETIVA ANALISAR O DESEMPENHO DE 16 ALUNOS DE INCLUS?O DOS SEXTOS ANOS
DE ESCOLAS P?BLICAS DA BAIXADA SANTISTA - SP, COM FAIXA ET?RIA DE 10 A 12 ANOS. OS ALUNOS REALIZARAM A VISITA AO CAP, JUNTO AOS DEMAIS COLEGAS DE SALA DE AULA E PARTICIPARAM DE 03 - 04 DIFERENTES ATIVIDADES POR VISITA??O - SENDO TAMB?M A ORGANIZADAS FEIRAS DE CI?NCIAS DENTRO DAS ESCOLAS. EM CADA ATIVIDADE O ALUNO PODE DESENVOLVER HABILIDADES SIMPLES, CONTEMPLADAS NO SEU DIA A DIA E, NEM SEMPRE DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, COMO: OBSERVAR, COMPARAR, MEDIR E USAR
UNIDADES DE MEDIDAS, CLASSIFICAR OU ORGANIZAR, ESQUEMATIZAR, ANALISAR OS DADOS, LEVANTAR HIP?TESES, DISCUTIR OS RESULTADOS COM OS COLEGAS DO GRUPO, USAR MICROSC?PIO OU LUPA, ENTENDER O QUE FOI PEDIDO PARA FAZER. OS RESULTADOS DESSA EXPERI?NCIA PROMOVEM UMA REFLEX?O DE COMO O ESPA?O DE EDUCA??O N?O FORMAL, COMO O CAP EM PARCERIA COM A ESCOLA, PODE CONTRIBUIR NO DESEMPENHO, INTERESSE, TRABALHO EM EQUIPE E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS.