A PESQUISA INTITULADA “AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E O ENSINO DE PORTUGUÊS DO SURDO NO BRASIL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO”, SURGIU ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS DE CUNHO PROFISSIONAL E ACADÊMICO AO LONGO DOS ANOS (2009 – 2020) PELA PESQUISADORA. ASSIM, NESTE TRABALHO PRETENDEMOS DESENVOLVER SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA QUE POSSIBILITARAM O CRESCIMENTO DE ALUNOS SURDOS PRESENTES NO ENSINO COMUM NA EDUCAÇÃO BÁSICA VISANDO FOMENTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DESCREVER AS PESQUISAS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA CIDADE DE TERESINA (PIAUÍ), UTILIZANDO-SE DE PROCEDIMENTOS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA OS PROCEDIMENTOS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DOIS SITES (CATÁLOGO DE DISSERTAÇÕES/ TESES DA CAPES E GOOGLE ACADÊMICO), LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS DESCRITORES: SURDO, ENSINO DE PORTUGUÊS E PROFESSOR, COMO TAMBÉM, FORAM ANALISADOS DOCUMENTOS E A LEGISLAÇÃO PERTINENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL. OS RESULTADOS DESSE LEVANTAMENTO COM BASE NAS PESQUISAS DE: FERNANDES (2003/2020), PAULA (2014), REIS (2013), SANTOS; CHAGAS; SOUZA (2012), CONSIDERAM IMPORTANTE A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO; PREZAM PELAS TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES POR MEIO DE CAPACITAÇÕES; PELO ENSINO BILÍNGUE E O USO DE RECURSOS ADEQUADOS A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SURDOS.