O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO É UMA ESTRATÉGIA ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PREVENTIVAS PARA INCENTIVAR CONDIÇÕES DE VIDA MAIS SAUDÁVEIS E PROMOVER UM STATUS DE QUALIDADE À POPULAÇÃO. DESSA FORMA, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DEVEM ELABORAR AÇÕES QUE VISEM À PROMOÇÃO A SAÚDE DOS ESCOLARES, PROPORCIONANDO O PENSAMENTO CRÍTICO, PARA TORNÁ-LO CAPAZ DE TOMAR AS DECISÕES DE FORMA CORRETA FRENTE ÀS PROBLEMÁTICAS. PORTANTO, PARA DETERMINAR SE UMA ESCOLA SITUADA NA ZONA RURAL NO ESTADO DE ALAGOAS OFICIALMENTE PROMOVIA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, FOI CARACTERIZADO O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, ALÉM DE ELABORADAS NORMATIVAS E ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE PROMOÇÃO DE SAÚDE AOS ESCOLARES E SERVIDORES DA INSTITUIÇÃO. ESTE TRABALHO FOI BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO, REALIZADO ENTRE O MÊS DE AGOSTO DE 2019 A ABRIL DE 2020 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. QUANTO AOS ASPECTOS DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA, NÃO HOUVE UMA PREOCUPAÇÃO EXPLÍCITA E DIRETA EM PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA INSTITUIÇÃO. COM AUXÍLIO DA COMUNIDADE ESCOLAR, PAIS, ALUNOS E OUTROS ATORES NA COMUNIDADE LOCAL FORAM DESCRITO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICOS ALGUNS OBJETIVOS E METAS PARA PROMOÇÃO A SAÚDE DOS ESTUDANTES E SERVIDORES NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. O REFERIDO TRABALHO PODE IMPLICAR NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLITIZADO, VOLTADO AS REAIS NECESSIDADES DA COMUNIDADE LOCAL, FORTALECENDO UM PPP AUTÔNOMO E DEMOCRÁTICO.