CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL É COMPREENDIDA COMO O ALICERCE DE TODO O PROCESSO DO ENSINO BÁSICO, CONSTITUINDO-SE COMO UMA ETAPA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE, AO PERCEBER QUE, É NA INFÂNCIA QUE SE DESENVOLVEM HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DO SER EM SOCIEDADE. O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM APRESENTAR REFLEXÕES QUANTO ÀS PRÁXIS PEDAGÓGICAS NA PRÉ-ESCOLA REFERENTE À INSERÇÃO DA CRIANÇA NO UNIVERSO DA LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS QUE FAÇAM SENTIDO E CONDUZA OS ALUNOS A COMPREENDER OS SEUS USOS SOCIAIS, RESPEITANDO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E ASSEGURANDO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA ESTABELECIDOS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. POSSUI PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO E A UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO COM ALUNOS ENTRE 5 E 6 ANOS DE IDADE DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. É POSSÍVEL INFERIR QUE, PRÁXIS PEDAGÓGICAS QUE INCLUAM LUDICAMENTE O TRABALHO COM OS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROPORCIONARÁ O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES QUE IRÃO PERMITIR E FACILITAR A COMPREENSÃO DA LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO SOCIAL CONDUZINDO A CRIANÇA PARA SUAS DESCOBERTAS COGNITIVAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS. DESSE MODO, AS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS NESSA FASE, MODIFICAM DE FORMA POSITIVA O INTELECTO DAS CRIANÇAS, CONSTITUINDO-SE COMO UM ÂMBITO DE ENSINO EFICAZ PARA ALAVANCAR SEU APRENDIZADO NAS ETAPAS POSTERIORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.