O CONSTRUTO MOTIVAÇÃO É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL NA DINÂMICA E COMPLEXA REALIDADE QUE ENVOLVE O PROCESSO EDUCACIONAL, FAZENDO COM QUE O ENSINAR E O APRENDER SEJAM MAIS EFICAZES, ASSIM ESTUDAR A MOTIVAÇÃO É ESSENCIAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR, ENTENDEMOS AINDA QUE PROFESSORES MOTIVADOS PODERÃO MOTIVAR SEUS ALUNOS, E ASSIM OBTER UMA APRENDIZAGEM MAIS CONSOLIDADA. ESTE TEMA TEM SIDO PALCO DE VÁRIAS DISCURSÕES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM DIFERENTES AMBIENTE E CULTURAS. OS OBJETIVOS FORAM IDENTIFICAR E ANALISAR A SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR. PARA TANTO, TRABALHAMOS A PARTIR DE UMA DISCUSSÃO ENTRE OS TEÓRICOS QUE DEFENDEM A SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR, FUNDAMENTADOS NOS ESTUDOS DE HUBERMAN (2000), ESTEVE (1992), SCHWARTZ (2014) ENTRE OUTROS, PROCURANDO ENTENDER O NÍVEL DE DISCUSSÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA. O MÉTODO UTILIZADO FOI QUALITATIVO, COM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 08 (OITO) PROFESSORES DE MATEMÁTICA, REALIZADA EM DUAS ESCOLA PÚBLICAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE CARUARU-PE. PENSADO A PARTIR DA ANÁLISE DESTES DADOS, DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS, EVIDENCIOU-SE O CONSTRUTO MOTIVAÇÃO PARA ENSINAR, ACERCA DO COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DO ALUNO, MOSTRARAM-SE SATISFEITO COM SEU TRABALHO AO VEREM SEUS ALUNOS TORNAREM-SE CIDADÃOS CRÍTICOS E CRIATIVOS, E ESPECIALMENTE COM O PODER DE MUDANÇA PELA EDUCAÇÃO. PORÉM, MOSTRARAM-SE INSATISFEITOS COM A FALTA DE RECONHECIMENTO E DE VALORIZAÇÃO POR PARTE DA SOCIEDADE ACERCA DO TRABALHO DOCENTE.