A UTILIZA??O DE AMBIENTES EDUCATIVOS N?O FORMAIS COMO RECURSO PEDAG?GICO EST? PREVISTA NAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCA??O B?SICA, QUE ESTABELECE A NECESSIDADE DE EXTENS?O DA
JORNADA ESCOLAR NOS DIFERENTES ESPA?OS EDUCACIONAIS, TENDO EM VISTA A DIVERSIDADE DAS ATIVIDADES DE
APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? EVIDENCIAR AS POTENCIALIDADES DO MUSEU SERINGAL VILA
PARA?SO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS LIGADAS ? IDENTIDADE AMAZ?NICA. A PESQUISA ? BASEADA NOS ESTUDOS
DE MACIEL E FACH?N-TER?N (2014), SILVA ET AL. (2118), OLIVEIRA E FACH?N-TER?N (2020). TRATA-SE DE UM
ESTUDO QUALITATIVO ANCORADO NA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DE CAMPO. O MUSEU EST? LOCALIZADO NUMA ?REA
RIBEIRINHA DO MUNIC?PIO DE MANAUS-AM. OS PARTICIPANTES FORAM NOVE ALUNOS DO CURSO DE MESTRADO EM
EDUCA??O E ENSINO DE CI?NCIAS NA AMAZ?NIA. PERCEBEU-SE O ENTRELA?AMENTO DE CONTE?DOS HIST?RICOS
COM O ENSINO DE CI?NCIAS A FIM DE POSSIBILITAR UM APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR E SIGNIFICATIVO SOBRE A
TEM?TICA DO CICLO DA BORRACHA NA AMAZ?NIA.