NOS ÚLTIMOS ANOS, A MODELAGEM MATEMÁTICA TEM SIDO USADA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. NESSE SENTINDO, O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR OS PRINCIPAIS FATORES DA UTILIZAÇÃO OU NÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA. ALÉM DE VERIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES AO VIVENCIAREM O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM FOCO NESSA METODOLOGIA, PAUTANDO-SE NAS ACEPÇÕES DOS AUTORES BASSANEZI (2015), BIEMBENGUT E HEIN (2014), BURAK (2012) E OUTROS. PARA TANTO, REALIZAMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE. E A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO QUE LECIONAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO REFERIDO MUNICÍPIO. CONSTATOU-SE QUE O DESENVOLVIMENTO DESSA METODOLOGIA SE DEPARA COM ALGUNS ENTRAVES, PRINCIPALMENTE A FALTA DE EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES, GERANDO MEDO E INSEGURANÇA, FALTA DE MATERIAL PEDAGÓGICO, E A NECESSIDADE DE UM MAIOR PERÍODO DE TEMPO PARA ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS AULAS. APESAR DESTES ENTRAVES, VERIFICAMOS QUE ESTA METODOLOGIA É VIÁVEL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR APRESENTAR INÚMEROS IMPACTOS POSITIVOS, COMO: ATIVAÇÃO DE ASPECTOS MOTIVACIONAIS, REALIZAÇÃO DE TRABALHOS COOPERATIVOS E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, CRIATIVO E REFLEXIVO. DESSA FORMA, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR PARA MAIORES DISCUSSÕES SOBRE AS FORMAS DE MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E MOTIVAR OS DOCENTES A UTILIZAREM ESSA FERRAMENTA EM SALA DE AULA.