O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR ATÉ QUE PONTO, E EM QUE SENTIDO, A PARTICIPAÇÃO EM TORNEIOS DE ROBÓTICA (TR), PODE CONTRIBUIR PARA MELHORIAS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB, A PARTIR DE UMA DISCUSSÃO SOBRE A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL. PARA TANTO, ELABOROU-SE COMO APORTE TEÓRICO A ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. AO LONGO DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS GERADOS COM BASE NOS DADOS DO IDEB ENTRE OS ANOS DE 2007 A 2017. ANALISOU-SE O DESEMPENHO DE SEIS ESCOLAS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE TR NO RESPECTIVO PERÍODO. OS RESULTADOS REVELAM UM CAMPO FÉRTIL DE PESQUISA NO CONTEXTO DO USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL, PARA ALÉM DOS RESULTADOS DO IDEB, É NECESSÁRIO DISCUSSÕES QUE ABORDEM A REALIDADE DAS ESCOLAS, A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE, BEM COMO AS POSSIBILIDADES DO USO DA RE NAS MÚLTIPLAS INTERFACES DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.