A DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS É UM DOS CAMINHOS PARA POSSIBILITAR UM ENSINO MAIS DINÂMICO E UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ. COM ISSO, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E CONTEXTUALIZADAS – ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – PODEM PROMOVER UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO E PERMITEM AO ALUNO TORNAR-SE SUJEITO ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO GASES. A INTERVENÇÃO INTITULADA “GASEIFICANDO IDEIAS” FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO DO ALTO OESTE, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PARA SUA EXECUÇÃO, FORAM REALIZADAS TRÊS ETAPAS, SEQUENCIADAS EM: DINÂMICA INTRODUTÓRIA E AULA EXPOSITIVA DIALOGADA; EXPERIMENTOS, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO; E CONSTRUÇÃO DE SALA TEMÁTICA. TODA A INTERVENÇÃO FOI PLANEJADA PELO PROFESSOR REGENTE E PESQUISADORES, E TEVE DURAÇÃO DE 10H/A. OS RESULTADOS OBTIDOS, NO DECORRER E NO FINAL DA INTERVENÇÃO, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO BASEADO EM PRÁTICAS CONSTRUTIVISTAS PROPORCIONARA AOS ALUNOS PARTICIPANTES UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA, POIS A CONTEXTUALIZAÇÃO E A CONCRETICIDADE DO CONTEÚDO FAVORECERAM ESSE PROCESSO. ALÉM DISSO, A DINÂMICA DAS ATIVIDADES PROPICIOU UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DO ALUNADO, RESULTANDO EM UM MAIOR ENGAJAMENTO E COMPROMETIMENTO EM SEUS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL. OBSERVA-SE, PORTANTO, QUE A INTERDISCIPLINARIDADE, A EXPERIMENTAÇÃO E A CONTEXTUALIZAÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA UM ENSINO MAIS EFETIVO, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PELOS DISCENTES.