O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL É BASEADO NAS METODOLOGIAS TRADICIONAIS DE ENSINO, ONDE AS ATIVIDADES LÚDICAS E AULAS EXPOSITIVAS SÃO MUITO COMUNS. COM A PANDEMIA DE COVID-19 E A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS ONLINE À DISTÂNCIA, SURGIU UMA NOVA REALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO. O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI FAZER UM LEVANTAMENTO DAS VIDEOAULAS DE CIÊNCIAS DISPONIBILIZADAS NO YOUTUBE DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO E COMPARAR COM A QUANTIDADE DE VIDEOAULAS DE CIÊNCIAS DISPONÍVEIS ANTES DA PANDEMIA. FOI FEITA UMA PESQUISA TRANSVERSAL, QUANTITATIVA E QUALITATIVA DAS VIDEOAULAS COM O USO DO PROGRAMA ACTION STAT PRO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NOS 5 PRIMEIROS MESES DE ISOLAMENTO, HOUVE UM ACRÉSCIMO DE 140% NA CRIAÇÃO DE CANAIS COM VIDEOAULAS DE CIÊNCIAS, TOTALIZANDO 42 CANAIS. É EVIDENTE A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO UM VEÍCULO DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS, LOGO, SE ALIADO À GERAÇÃO DE NATIVOS DIGITAIS TORNA-SE UMA PODEROSA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.