O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT?STICA (IBGE) APONTA QUE EM 2018 A QUANTIDADE DE PESSOAS IDOSAS (PIS) ALCAN?OU A MARCA DE 14,6% DA POPULA??O NACIONAL, COM ESTIMATIVAS DE CRESCIMENTO CONTINUADO, ALCAN?ANDO 66,5 MILH?ES DE PESSOAS EM 2050. ESSA CONFIGURA??O QUE SE DESENHA NO HORIZONTE SOCIAL RECAI EM DISCUSS?ES, POUCO DIFUNDIDAS NO BRASIL, MAS INTERNACIONALMENTE CONHECIDAS, DE AFIRMA??O DA RESPONSABILIDADE COMUNIT?RIA, RESPEITO E IMPLEMENTA??O DE POL?TICAS P?BLICAS QUE ASSEGUREM OS DIREITOS CONSTRU?DOS HISTORICAMENTE. ENTENDE-SE QUE A EDUCA??O FUNCIONA COMO MOLA DE SUSTENTA??O NESSE PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SAUD?VEL E BEM-SUCEDIDO, POIS ? POR MEIO DELA QUE A SOCIEDADE INSTITUI, REFLETE E GARANTE A??ES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. POR SUA VEZ, A MATEM?TICA ESCOLAR, ENQUANTO CI?NCIA, AUXILIA AS PIS A RESSIGNIFICAR FUN??ES (COMO MEM?RIA, RACIOC?NIO L?GICO-DEDUTIVO E ATEN??O) QUE ESTAVAM SENDO PERDIDAS E/OU DETERIORADAS AO LONGO DO TEMPO EM VIRTUDE DAS LIMITA??ES BIOPSICOSSOCIAIS. APESAR DOS ANSEIOS DAS PIS FRENTE A EDUCA??O MATEM?TICA, BEM COMO DE SEUS SABERES E PR?TICAS COTIDIANAS; AS PESQUISAS BRASILEIRAS AINDA S?O ESCASSAS E INSUFICIENTES NO QUE TANGE OS ESTUDOS SOBRE MEM?RIA (SOBRETUDO A ESCOLAR) E SUA RELA??O COM A MATEM?TICA RESULTADO DE ACONTECIMENTOS DO PASSADO. CONSTRUIU-SE UM PANORAMA ACERCA DAS DISCUSS?ES ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2019, EM TEXTOS DE L?NGUA PORTUGUESA E UMA APRESENTA??O CR?TICA DE TR?S PRODU??ES QUE REFLETEM A MEM?RIA E EDUCA??O MATEM?TICA COM PIS. REITERA-SE QUE OS ACONTECIMENTOS ESCOLARES DA MATEM?TICA DO PASSADO, REFLETEM NA ESCOLA DO PRESENTE E POR ISSO MERECEM CUIDADO E AN?LISE.