A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6727 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1016 "inscrito_id" => 2467 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL" "resumo" => "Tendo como cenário o Centro Educacional Osmar de Aquino de Guarabira/PB, o presente estudo focaliza o processo de formação continuada de alguns professores que atuam nesta escola (ambiente de pesquisa). Nessa perspectiva, buscou-se analisar o perfil desses professores com relação às mudanças vigentes que, de uma maneira ou de outra, afetam o Sistema Educacional, pressionando-o a buscar uma formação docente mais responsável e comprometida com sua profissão. O interesse neste tema surgiu pela necessidade de saber como alguns professores expressam a maneira de continuar sua formação, isto é, procurou-se identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer a trajetória da formação continuada dos docentes, para poder então compreender se realmente esta provoca nesses profissionais alguma atitude reflexiva em relação à prática. Tendo em vista a articulação consciente e elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação para as experiências formadoras da própria pratica. Conforme autores renomados da área estabelece o processo de formação docente conforme a concepção da formação continuada enquanto indicadora de princípios, de estratégias, de procedimentos, de atitude e de intervenção educativa, servindo assim como referência e ainda como categoria de ação na atuação do professor. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram conhecer e analisar o processo de formação continuada instituído no corpo docente desta escola guarabirense, baseado numa perspectiva de (re) construção da prática pedagógica no exercício profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATITUDE REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_24_48_idinscrito_2467_cdacba6955f8650ed6ef84d5451df8e0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LEANDRA" "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com" "autor_ies" => "FIB - FACULDADE INTEGRADA DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6727 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1016 "inscrito_id" => 2467 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL" "resumo" => "Tendo como cenário o Centro Educacional Osmar de Aquino de Guarabira/PB, o presente estudo focaliza o processo de formação continuada de alguns professores que atuam nesta escola (ambiente de pesquisa). Nessa perspectiva, buscou-se analisar o perfil desses professores com relação às mudanças vigentes que, de uma maneira ou de outra, afetam o Sistema Educacional, pressionando-o a buscar uma formação docente mais responsável e comprometida com sua profissão. O interesse neste tema surgiu pela necessidade de saber como alguns professores expressam a maneira de continuar sua formação, isto é, procurou-se identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer a trajetória da formação continuada dos docentes, para poder então compreender se realmente esta provoca nesses profissionais alguma atitude reflexiva em relação à prática. Tendo em vista a articulação consciente e elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação para as experiências formadoras da própria pratica. Conforme autores renomados da área estabelece o processo de formação docente conforme a concepção da formação continuada enquanto indicadora de princípios, de estratégias, de procedimentos, de atitude e de intervenção educativa, servindo assim como referência e ainda como categoria de ação na atuação do professor. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram conhecer e analisar o processo de formação continuada instituído no corpo docente desta escola guarabirense, baseado numa perspectiva de (re) construção da prática pedagógica no exercício profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATITUDE REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_24_48_idinscrito_2467_cdacba6955f8650ed6ef84d5451df8e0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LEANDRA" "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com" "autor_ies" => "FIB - FACULDADE INTEGRADA DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }