A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA NA OLP: DESAFIOS DOCENTES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6678 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1206 "inscrito_id" => 5267 "titulo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA NA OLP: DESAFIOS DOCENTES" "resumo" => "Os gêneros são ações reconhecidas socialmente através de seus representantes textuais. Dentro e fora da escola, eles proporcionam a interação entre o leitor e o autor, entre o professor e o aluno, e ainda entre sujeitos diversos que convivem e realizam práticas nas mais diversas esferas da sociedade. Atenta ao funcionamento dos gêneros, a escola tem buscado inseri-los nas práticas de ensino da língua portuguesa, com o objetivo de ampliar e aprimorar os conhecimentos que os alunos têm sobre a leitura, a escrita e a análise linguística de textos. Nessa direção, a Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o futuro (OLP) representa uma iniciativa do MEC e da Fundação Itaú Social (FIS) para diminuir o iletrismo, contribuir para melhoria do ensino da leitura e da escrita por meio do procedimento sequência didática e, mais especificamente, através da produção de textos de gêneros variados: poesias, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Neste artigo, descrevemos e analisamos as oficinas e as atividades do caderno do professor, cujo gênero a ser produzido é a crônica. Esse caderno destina-se a professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Para tanto, discutimos as contribuições didáticas deste procedimento à luz de Schneuwly e Dolz (2004, 2012\2014), Zabala (1998) e Lino Araújo (2009). Sobre o papel dos gêneros textuais no ensino de língua materna trazemos também as contribuições de Marchuschi (2008), Meurer, Bonini, Motta-Roth(2005), PCNs de língua portuguesa (1998). Por se tratar de uma pesquisa qualitativa e documental, os dados coletados (o caderno) foram obtidos no portal do MEC, pois eles se encontram disponíveis em versão digital, e foram analisados de acordo com as propostas de atividades que orientam a produção do texto de gênero crônica. Cada atividade foi interpretada em conformidade com as leituras feitas e contribuições que acresceram ou não ao trabalho didático do professor. Os resultados demonstram que o caderno explora demasiadamente a leitura, a escrita e a reescrita do texto desse gênero, ressaltando seus elementos linguísticos. Além disso, proporciona a interação entre os alunos e o professor. No entanto, este precisa adaptar textos e atividades à realidade de seus alunos, motivando-os a participar do concurso e, ao mesmo tempo, desenvolver novas habilidades de leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNERO CRÔNICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DIDATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_54_49_idinscrito_5267_0fb2a9ce5a6cbe06e544b28deb41e33e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANNY KÉSIA MENDES NEGROMONTE" "autor_nome_curto" => "KATIANNY" "autor_email" => "katiannykessiakmn@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6678 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1206 "inscrito_id" => 5267 "titulo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA NA OLP: DESAFIOS DOCENTES" "resumo" => "Os gêneros são ações reconhecidas socialmente através de seus representantes textuais. Dentro e fora da escola, eles proporcionam a interação entre o leitor e o autor, entre o professor e o aluno, e ainda entre sujeitos diversos que convivem e realizam práticas nas mais diversas esferas da sociedade. Atenta ao funcionamento dos gêneros, a escola tem buscado inseri-los nas práticas de ensino da língua portuguesa, com o objetivo de ampliar e aprimorar os conhecimentos que os alunos têm sobre a leitura, a escrita e a análise linguística de textos. Nessa direção, a Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o futuro (OLP) representa uma iniciativa do MEC e da Fundação Itaú Social (FIS) para diminuir o iletrismo, contribuir para melhoria do ensino da leitura e da escrita por meio do procedimento sequência didática e, mais especificamente, através da produção de textos de gêneros variados: poesias, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Neste artigo, descrevemos e analisamos as oficinas e as atividades do caderno do professor, cujo gênero a ser produzido é a crônica. Esse caderno destina-se a professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Para tanto, discutimos as contribuições didáticas deste procedimento à luz de Schneuwly e Dolz (2004, 2012\2014), Zabala (1998) e Lino Araújo (2009). Sobre o papel dos gêneros textuais no ensino de língua materna trazemos também as contribuições de Marchuschi (2008), Meurer, Bonini, Motta-Roth(2005), PCNs de língua portuguesa (1998). Por se tratar de uma pesquisa qualitativa e documental, os dados coletados (o caderno) foram obtidos no portal do MEC, pois eles se encontram disponíveis em versão digital, e foram analisados de acordo com as propostas de atividades que orientam a produção do texto de gênero crônica. Cada atividade foi interpretada em conformidade com as leituras feitas e contribuições que acresceram ou não ao trabalho didático do professor. Os resultados demonstram que o caderno explora demasiadamente a leitura, a escrita e a reescrita do texto desse gênero, ressaltando seus elementos linguísticos. Além disso, proporciona a interação entre os alunos e o professor. No entanto, este precisa adaptar textos e atividades à realidade de seus alunos, motivando-os a participar do concurso e, ao mesmo tempo, desenvolver novas habilidades de leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNERO CRÔNICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DIDATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_54_49_idinscrito_5267_0fb2a9ce5a6cbe06e544b28deb41e33e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANNY KÉSIA MENDES NEGROMONTE" "autor_nome_curto" => "KATIANNY" "autor_email" => "katiannykessiakmn@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }