Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2° GRAU: UM ESTUDO DO POTENCIAL ARGUMENTATIVO MATEMÁTICO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÃO QUADRÁTICA, ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Como parte das pesquisas em andamento no Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) de forma colaborativa com as instituições UFMS, UEPB e UFAL, uma das equipes da UEPB TIC, Trabalho Colaborativo, Provas e Demonstrações Matemáticas é responsável por estudar a utilização de provas e demonstrações no ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico. Nesse sentido, este artigo discute resultados da aplicação de um questionário a uma turma do terceiro ano de Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Areia, Paraíba, com o objetivo de conhecer o potencial de argumentação matemática dos alunos em relação ao assunto função polinomial do 2º grau. Inicialmente discutimos aportes teóricos que norteiam pesquisas já realizadas. Os dados obtidos no questionário estão apresentados por gráfico de incidência elaborado com o aplicativo Microsoft Excel, além de respostas dos alunos com relação ao nível de argumentação matemática. A pesquisa foi realizada no terceiro ano do Ensino Médio pressupondo que os sujeitos conhecem os conceitos básicos de função polinomial do 2º grau. De modo geral, os resultados da pesquisa mostram que os alunos não detêm o conhecimento necessário sobre o assunto investigado. Com isso, concluímos que o aprendizado de conteúdos matemáticos estudados nos anos anteriores não são assimilados de modo a alicerçar a construção do conhecimento matemático, o que reforça a relevância da pesquisa de nossa equipe.

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