UMA PROPOSTA PARA O APRENDIZADO DO TEMA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8021 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1788 "inscrito_id" => 33082 "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O APRENDIZADO DO TEMA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Uma proposta para o aprendizado do tema Biotecnologia no Ensino MédioINTRODUÇÃOO tema da Biotecnologia é um assunto inovador e polêmico, que estimula o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos e o interesse pela Biologia. Uma série de dificuldades são reconhecidas no sistema educacional brasileiro no que tange a educação científica. Dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelos bolsistas do UNIFOR/MG, os alunos do Ensino Médio de uma escola pública participaram de um conjunto de aulas práticas que visaram incrementar o ensino da temática da Biotecnologia. Esse trabalho visa analisar os impactos dessa proposta didática e seus resultados no processo de ensino aprendizagem dos alunos.OBJETIVODiscutir o impacto da implantação de um projeto, que visou apresentar de forma didático-pedagógica diversa o tema Biotecnologia, buscando incrementar o ensino de Biologia no Ensino Médio. METODOLOGIAO projeto foi denominado como ‘’Dia da Biotecnologia’’. Em princípio, os alunos responderam a um questionário semiestruturado constituído de cinco perguntas básicas sobre o tema, sendo quatro objetivas e uma discursiva. Em seguida, foi montado um painel contendo ilustrações e mini-textos com breves esclarecimentos de conceitos genéticos, transgênicos e clonagem. Os estudantes participaram de aulas práticas de extração de DNA, clonagem de violeta (Saintpaulia ionantha) e uma sucinta apresentação dos temas abordados. Após a exposição do assunto, os alunos responderam às mesmas perguntas formuladas no início da aula, para que fossem aferidos os resultados. RESULTADOSApós a aplicação do primeiro questionário, foi possível constatar que a maior parte dos alunos não apresentava conhecimentos mínimos sobre a temática. Durante a apresentação do projeto, notou-se interesse das turmas, que fizeram perguntas, revelando curiosidade sobre o tema e tornaram a apresentação mais produtiva. Comparando-se as respostas dadas aos dois questionários e pela participação dos estudantes, foi possível apurar que, os estudantes se interessam e aprendem de uma forma mais rápida, com práticas que demonstram o conteúdo estudado. CONCLUSÃO\tÉ importante que a metodologia utilizada por professores do Ensino Médio para a apresentação dos conteúdos de Biologia seja repensada, especialmente para aqueles que podem ser incrementados através de atividades práticas, buscando aumentar o interesse e a compreensão dos mesmos. O projeto demonstrou que, com medidas relativamente simples, é possível despertar a participação dos estudantes na construção do conhecimento. Conclui-se que a educação científica brasileira poderia se beneficiar de ações que visem torná-la mais próxima da realidade do aluno e mais interessante em um contexto de profusão de informações sobre Biotecnologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BIOLOGIA, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_39_06_idinscrito_33082_cfa68e363c2e59ab418353cbd82d6686.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA MARIA SILVA LEÃO" "autor_nome_curto" => "ISABELA LEÃO" "autor_email" => "isabela.leao94@hotmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8021 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1788 "inscrito_id" => 33082 "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O APRENDIZADO DO TEMA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Uma proposta para o aprendizado do tema Biotecnologia no Ensino MédioINTRODUÇÃOO tema da Biotecnologia é um assunto inovador e polêmico, que estimula o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos e o interesse pela Biologia. Uma série de dificuldades são reconhecidas no sistema educacional brasileiro no que tange a educação científica. Dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelos bolsistas do UNIFOR/MG, os alunos do Ensino Médio de uma escola pública participaram de um conjunto de aulas práticas que visaram incrementar o ensino da temática da Biotecnologia. Esse trabalho visa analisar os impactos dessa proposta didática e seus resultados no processo de ensino aprendizagem dos alunos.OBJETIVODiscutir o impacto da implantação de um projeto, que visou apresentar de forma didático-pedagógica diversa o tema Biotecnologia, buscando incrementar o ensino de Biologia no Ensino Médio. METODOLOGIAO projeto foi denominado como ‘’Dia da Biotecnologia’’. Em princípio, os alunos responderam a um questionário semiestruturado constituído de cinco perguntas básicas sobre o tema, sendo quatro objetivas e uma discursiva. Em seguida, foi montado um painel contendo ilustrações e mini-textos com breves esclarecimentos de conceitos genéticos, transgênicos e clonagem. Os estudantes participaram de aulas práticas de extração de DNA, clonagem de violeta (Saintpaulia ionantha) e uma sucinta apresentação dos temas abordados. Após a exposição do assunto, os alunos responderam às mesmas perguntas formuladas no início da aula, para que fossem aferidos os resultados. RESULTADOSApós a aplicação do primeiro questionário, foi possível constatar que a maior parte dos alunos não apresentava conhecimentos mínimos sobre a temática. Durante a apresentação do projeto, notou-se interesse das turmas, que fizeram perguntas, revelando curiosidade sobre o tema e tornaram a apresentação mais produtiva. Comparando-se as respostas dadas aos dois questionários e pela participação dos estudantes, foi possível apurar que, os estudantes se interessam e aprendem de uma forma mais rápida, com práticas que demonstram o conteúdo estudado. CONCLUSÃO\tÉ importante que a metodologia utilizada por professores do Ensino Médio para a apresentação dos conteúdos de Biologia seja repensada, especialmente para aqueles que podem ser incrementados através de atividades práticas, buscando aumentar o interesse e a compreensão dos mesmos. O projeto demonstrou que, com medidas relativamente simples, é possível despertar a participação dos estudantes na construção do conhecimento. Conclui-se que a educação científica brasileira poderia se beneficiar de ações que visem torná-la mais próxima da realidade do aluno e mais interessante em um contexto de profusão de informações sobre Biotecnologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BIOLOGIA, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_39_06_idinscrito_33082_cfa68e363c2e59ab418353cbd82d6686.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA MARIA SILVA LEÃO" "autor_nome_curto" => "ISABELA LEÃO" "autor_email" => "isabela.leao94@hotmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }