INSERÇÃO TECNOLÓGICA DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE COM MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7411 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 781 "inscrito_id" => 5353 "titulo" => "INSERÇÃO TECNOLÓGICA DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE COM MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "A pesquisa intenciona trabalhar com jovens em situação de privação da liberdade, trazendo os campos virtuais de aprendizagens e entretenimento como ferramenta pedagógica propulsora de inserção tecnológica e social para o mundo do trabalho e cidadania. Com o intuito de apreender os interesses e possibilidades de uma profissionalização, escolarização e lazer através das mídias digitais em conformidade com o que está posto nas legislações educacionais do Brasil.A pesquisa justifica-se pela adesão massiva de jovens de todas as idades aos campos virtuais de aprendizagens e sociabilidades como ferramenta comunicativa preponderante e cotidiana de desenvolvimento de habilidades e entretenimento.Mediar à inserção de jovens em situação de privação de liberdade nos campos virtuais de aprendizagens e relacionamentos com suporte pedagógico é o objetivo do trabalho que se norteia pelo seguinte questionamento: como jovens em situação de privação de liberdade podem integrar-se no campo tecnológico com suporte pedagógico, contribuindo para uma efetiva inserção digital/social?A pesquisa atenderá a princípios qualitativos, onde os valores, as crenças, as impressões serão valorizadas. Serão investigados 50 sujeitos jovens do sexo masculino de uma Instituição de Ressocialização do Estado de Pernambuco, que compreenda a faixa etária entre 15 e 17 anos.Como recursos empregados para aplicação da pesquisa e captação de dados, utilizar-se-ão computadores com acesso à internet, Datashow e uma câmera digital. Com o período estimado discorrido de 2 meses, os jovens serão solicitados a falar sobre seus interesses e perspectivas em relação ao futuro, ao campo do trabalho e sobre a escolarização no início da pesquisa. Em seguida, serão estimulados a acessar plataformas de cursos a distância que lhe reportem interesses, assim como assistir a vídeo-aulas no Youtube e outros provedores, como também os usos de ferramentas de busca como o Google e outras fontes de aperfeiçoamento profissional e escolar como blogs, forúns e chat´s, além de ferramentas de cunho pedagógico e de entretenimento como as redes sóciovirtuais, como o Facebook e Twitter. Tudo em uma lógica de desenvolvimento da percepção da importância das ferramentas tecnológicas como fonte de aperfeiçoamento profissional e escolar viabilizador de inclusão digital e social.No final do processo, serão novamente requisitados os sujeitos a falarem sobre as mesmas questões supracitadas, além de outras, como as impressões das aprendizagens conquistadas.A análise consistirá na discussão acerca dos dados colhidos pelas observações e entrevistas realizadas com os sujeitos participantes da pesquisa, dialogando com o arcabouço teórico referenciado em uma perspectiva que atenda aos objetivos de análise do estudo.Com a crescente demanda de inclusão digital de alunos e profissionais fica impossível não pensar a inserção dos jovens, grandes consumidores de mídias digitais, nesse processo evolutivo de aprendizagem e integração social. Logo, pensar em inclusão digital para jovens em situações de privação da liberdade, é pensar em cumprir as próprias leis nacionais e integrar jovens exilados do convívio social às novas demandas de trabalho e educação que poderá permitir uma ressocialização mais efetiva e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS, INSERÇÃO TECNOLÓGICA/SOCIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_24_03_idinscrito_5353_1d1ae2805c086612e45389522536a221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycesouzab@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7411 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 781 "inscrito_id" => 5353 "titulo" => "INSERÇÃO TECNOLÓGICA DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE COM MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "A pesquisa intenciona trabalhar com jovens em situação de privação da liberdade, trazendo os campos virtuais de aprendizagens e entretenimento como ferramenta pedagógica propulsora de inserção tecnológica e social para o mundo do trabalho e cidadania. Com o intuito de apreender os interesses e possibilidades de uma profissionalização, escolarização e lazer através das mídias digitais em conformidade com o que está posto nas legislações educacionais do Brasil.A pesquisa justifica-se pela adesão massiva de jovens de todas as idades aos campos virtuais de aprendizagens e sociabilidades como ferramenta comunicativa preponderante e cotidiana de desenvolvimento de habilidades e entretenimento.Mediar à inserção de jovens em situação de privação de liberdade nos campos virtuais de aprendizagens e relacionamentos com suporte pedagógico é o objetivo do trabalho que se norteia pelo seguinte questionamento: como jovens em situação de privação de liberdade podem integrar-se no campo tecnológico com suporte pedagógico, contribuindo para uma efetiva inserção digital/social?A pesquisa atenderá a princípios qualitativos, onde os valores, as crenças, as impressões serão valorizadas. Serão investigados 50 sujeitos jovens do sexo masculino de uma Instituição de Ressocialização do Estado de Pernambuco, que compreenda a faixa etária entre 15 e 17 anos.Como recursos empregados para aplicação da pesquisa e captação de dados, utilizar-se-ão computadores com acesso à internet, Datashow e uma câmera digital. Com o período estimado discorrido de 2 meses, os jovens serão solicitados a falar sobre seus interesses e perspectivas em relação ao futuro, ao campo do trabalho e sobre a escolarização no início da pesquisa. Em seguida, serão estimulados a acessar plataformas de cursos a distância que lhe reportem interesses, assim como assistir a vídeo-aulas no Youtube e outros provedores, como também os usos de ferramentas de busca como o Google e outras fontes de aperfeiçoamento profissional e escolar como blogs, forúns e chat´s, além de ferramentas de cunho pedagógico e de entretenimento como as redes sóciovirtuais, como o Facebook e Twitter. Tudo em uma lógica de desenvolvimento da percepção da importância das ferramentas tecnológicas como fonte de aperfeiçoamento profissional e escolar viabilizador de inclusão digital e social.No final do processo, serão novamente requisitados os sujeitos a falarem sobre as mesmas questões supracitadas, além de outras, como as impressões das aprendizagens conquistadas.A análise consistirá na discussão acerca dos dados colhidos pelas observações e entrevistas realizadas com os sujeitos participantes da pesquisa, dialogando com o arcabouço teórico referenciado em uma perspectiva que atenda aos objetivos de análise do estudo.Com a crescente demanda de inclusão digital de alunos e profissionais fica impossível não pensar a inserção dos jovens, grandes consumidores de mídias digitais, nesse processo evolutivo de aprendizagem e integração social. Logo, pensar em inclusão digital para jovens em situações de privação da liberdade, é pensar em cumprir as próprias leis nacionais e integrar jovens exilados do convívio social às novas demandas de trabalho e educação que poderá permitir uma ressocialização mais efetiva e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS, INSERÇÃO TECNOLÓGICA/SOCIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_24_03_idinscrito_5353_1d1ae2805c086612e45389522536a221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycesouzab@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }