Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA FOTOBIOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FOTOBIOGRAFIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7687
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1288
    "inscrito_id" => 3794
    "titulo" => "O USO DA FOTOBIOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Aos ministrar os conteúdos de História no Ensino Fundamental o professor se depara com a necessidade de auxiliar os alunos a compreenderem as noções iniciais associadas ao conhecimento da História enquanto ciência e componente curricular. Por ser um conhecimento complexo para a maioria dos alunos, se torna importante que o professor utilize novas metodologias para atingir essa finalidade. O presente trabalho tem por principal objetivo discutir a utilização da fotobiografia enquanto instrumento capaz de fazer com que os alunos do Ensino Fundamental compreendam e vivenciem na prática como é realizado o metiê do historiador. Para isso partimos do questionamento: Como o professor de História do Ensino Fundamental pode aproximar a construção da História à realidade cotidiana de seus alunos? Com relação a fundamentação teórica, inicialmente estabelecemos a discussão sobre os novos paradigmas da escrita da História. Percebemos que a escrita da história baseada em uma História positivista, voltada para os acontecimentos políticos e com suporte em fontes oficiais, passa a ser paulatinamente substituída por uma nova visão da História trazia pela “Escola dos Annales”, através da interdisciplinaridade, ampliação do conceito de fonte historiográfica e principalmente, demonstrando que a história é produzida por todos nós. Posteriormente, discutimos a idéia de “Operação Historiográfica” trazida por Michel de Certeau, ao falar sobre as influências que o historiador recebe durante sua escrita, principalmente no que tange às suas experiências pessoais. Por fim, observamos as considerações da professora Pura Lúcia Oliver Martins na obra: “Didática Teórica e Didática Prática: para além do confronto”, ao observar que o professor deve adequar a utilização dos recursos metodológicos em conformidade com seus objetivos, com o conteúdo trabalhado em sala de aula e o nível de desenvolvimento do aluno. No tocante aos procedimentos metodológicos utilizados, dividimos nosso trabalho em três grandes etapas: Na primeira etapa trabalhamos de forma expositiva e dialogada os conceitos do livro didático do 6º ano que englobam temáticas sobre o que estuda a História, as fontes historiográficas e quem faz a História. Na segunda etapa realizamos uma aula expositiva sobre o que é uma fotobiografia e demonstramos como ela pode ser feita pelos alunos. Por fim, na terceira etapa, realizamos uma apresentação das fotobiografias em sala de aula. Durante a experiência de utilizar a fotobiografia no Ensino Fundamental enquanto instrumento para se aprender os conteúdos históricos, percebemos que os alunos vivenciaram uma experiência única, pois passaram a compreender que história não é uma ciência do passado, mas uma ciência do cotidiano e que é vivenciada na medida em que somos agentes sociais, construtores da própria História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FOTOBIOGRAFIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_44_51_idinscrito_3794_705799e92da1ebd8c5ca8254cef93ae1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO CANDIDO TEIXEIRA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "RAY CANDIDO"
    "autor_email" => "rctj8@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7687
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1288
    "inscrito_id" => 3794
    "titulo" => "O USO DA FOTOBIOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Aos ministrar os conteúdos de História no Ensino Fundamental o professor se depara com a necessidade de auxiliar os alunos a compreenderem as noções iniciais associadas ao conhecimento da História enquanto ciência e componente curricular. Por ser um conhecimento complexo para a maioria dos alunos, se torna importante que o professor utilize novas metodologias para atingir essa finalidade. O presente trabalho tem por principal objetivo discutir a utilização da fotobiografia enquanto instrumento capaz de fazer com que os alunos do Ensino Fundamental compreendam e vivenciem na prática como é realizado o metiê do historiador. Para isso partimos do questionamento: Como o professor de História do Ensino Fundamental pode aproximar a construção da História à realidade cotidiana de seus alunos? Com relação a fundamentação teórica, inicialmente estabelecemos a discussão sobre os novos paradigmas da escrita da História. Percebemos que a escrita da história baseada em uma História positivista, voltada para os acontecimentos políticos e com suporte em fontes oficiais, passa a ser paulatinamente substituída por uma nova visão da História trazia pela “Escola dos Annales”, através da interdisciplinaridade, ampliação do conceito de fonte historiográfica e principalmente, demonstrando que a história é produzida por todos nós. Posteriormente, discutimos a idéia de “Operação Historiográfica” trazida por Michel de Certeau, ao falar sobre as influências que o historiador recebe durante sua escrita, principalmente no que tange às suas experiências pessoais. Por fim, observamos as considerações da professora Pura Lúcia Oliver Martins na obra: “Didática Teórica e Didática Prática: para além do confronto”, ao observar que o professor deve adequar a utilização dos recursos metodológicos em conformidade com seus objetivos, com o conteúdo trabalhado em sala de aula e o nível de desenvolvimento do aluno. No tocante aos procedimentos metodológicos utilizados, dividimos nosso trabalho em três grandes etapas: Na primeira etapa trabalhamos de forma expositiva e dialogada os conceitos do livro didático do 6º ano que englobam temáticas sobre o que estuda a História, as fontes historiográficas e quem faz a História. Na segunda etapa realizamos uma aula expositiva sobre o que é uma fotobiografia e demonstramos como ela pode ser feita pelos alunos. Por fim, na terceira etapa, realizamos uma apresentação das fotobiografias em sala de aula. Durante a experiência de utilizar a fotobiografia no Ensino Fundamental enquanto instrumento para se aprender os conteúdos históricos, percebemos que os alunos vivenciaram uma experiência única, pois passaram a compreender que história não é uma ciência do passado, mas uma ciência do cotidiano e que é vivenciada na medida em que somos agentes sociais, construtores da própria História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FOTOBIOGRAFIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_44_51_idinscrito_3794_705799e92da1ebd8c5ca8254cef93ae1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO CANDIDO TEIXEIRA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "RAY CANDIDO"
    "autor_email" => "rctj8@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Aos ministrar os conteúdos de História no Ensino Fundamental o professor se depara com a necessidade de auxiliar os alunos a compreenderem as noções iniciais associadas ao conhecimento da História enquanto ciência e componente curricular. Por ser um conhecimento complexo para a maioria dos alunos, se torna importante que o professor utilize novas metodologias para atingir essa finalidade. O presente trabalho tem por principal objetivo discutir a utilização da fotobiografia enquanto instrumento capaz de fazer com que os alunos do Ensino Fundamental compreendam e vivenciem na prática como é realizado o metiê do historiador. Para isso partimos do questionamento: Como o professor de História do Ensino Fundamental pode aproximar a construção da História à realidade cotidiana de seus alunos? Com relação a fundamentação teórica, inicialmente estabelecemos a discussão sobre os novos paradigmas da escrita da História. Percebemos que a escrita da história baseada em uma História positivista, voltada para os acontecimentos políticos e com suporte em fontes oficiais, passa a ser paulatinamente substituída por uma nova visão da História trazia pela “Escola dos Annales”, através da interdisciplinaridade, ampliação do conceito de fonte historiográfica e principalmente, demonstrando que a história é produzida por todos nós. Posteriormente, discutimos a idéia de “Operação Historiográfica” trazida por Michel de Certeau, ao falar sobre as influências que o historiador recebe durante sua escrita, principalmente no que tange às suas experiências pessoais. Por fim, observamos as considerações da professora Pura Lúcia Oliver Martins na obra: “Didática Teórica e Didática Prática: para além do confronto”, ao observar que o professor deve adequar a utilização dos recursos metodológicos em conformidade com seus objetivos, com o conteúdo trabalhado em sala de aula e o nível de desenvolvimento do aluno. No tocante aos procedimentos metodológicos utilizados, dividimos nosso trabalho em três grandes etapas: Na primeira etapa trabalhamos de forma expositiva e dialogada os conceitos do livro didático do 6º ano que englobam temáticas sobre o que estuda a História, as fontes historiográficas e quem faz a História. Na segunda etapa realizamos uma aula expositiva sobre o que é uma fotobiografia e demonstramos como ela pode ser feita pelos alunos. Por fim, na terceira etapa, realizamos uma apresentação das fotobiografias em sala de aula. Durante a experiência de utilizar a fotobiografia no Ensino Fundamental enquanto instrumento para se aprender os conteúdos históricos, percebemos que os alunos vivenciaram uma experiência única, pois passaram a compreender que história não é uma ciência do passado, mas uma ciência do cotidiano e que é vivenciada na medida em que somos agentes sociais, construtores da própria História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.