Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O USO DA FOTOBIOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FOTOBIOGRAFIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Aos ministrar os conteúdos de História no Ensino Fundamental o professor se depara com a necessidade de auxiliar os alunos a compreenderem as noções iniciais associadas ao conhecimento da História enquanto ciência e componente curricular. Por ser um conhecimento complexo para a maioria dos alunos, se torna importante que o professor utilize novas metodologias para atingir essa finalidade. O presente trabalho tem por principal objetivo discutir a utilização da fotobiografia enquanto instrumento capaz de fazer com que os alunos do Ensino Fundamental compreendam e vivenciem na prática como é realizado o metiê do historiador. Para isso partimos do questionamento: Como o professor de História do Ensino Fundamental pode aproximar a construção da História à realidade cotidiana de seus alunos? Com relação a fundamentação teórica, inicialmente estabelecemos a discussão sobre os novos paradigmas da escrita da História. Percebemos que a escrita da história baseada em uma História positivista, voltada para os acontecimentos políticos e com suporte em fontes oficiais, passa a ser paulatinamente substituída por uma nova visão da História trazia pela “Escola dos Annales”, através da interdisciplinaridade, ampliação do conceito de fonte historiográfica e principalmente, demonstrando que a história é produzida por todos nós. Posteriormente, discutimos a idéia de “Operação Historiográfica” trazida por Michel de Certeau, ao falar sobre as influências que o historiador recebe durante sua escrita, principalmente no que tange às suas experiências pessoais. Por fim, observamos as considerações da professora Pura Lúcia Oliver Martins na obra: “Didática Teórica e Didática Prática: para além do confronto”, ao observar que o professor deve adequar a utilização dos recursos metodológicos em conformidade com seus objetivos, com o conteúdo trabalhado em sala de aula e o nível de desenvolvimento do aluno. No tocante aos procedimentos metodológicos utilizados, dividimos nosso trabalho em três grandes etapas: Na primeira etapa trabalhamos de forma expositiva e dialogada os conceitos do livro didático do 6º ano que englobam temáticas sobre o que estuda a História, as fontes historiográficas e quem faz a História. Na segunda etapa realizamos uma aula expositiva sobre o que é uma fotobiografia e demonstramos como ela pode ser feita pelos alunos. Por fim, na terceira etapa, realizamos uma apresentação das fotobiografias em sala de aula. Durante a experiência de utilizar a fotobiografia no Ensino Fundamental enquanto instrumento para se aprender os conteúdos históricos, percebemos que os alunos vivenciaram uma experiência única, pois passaram a compreender que história não é uma ciência do passado, mas uma ciência do cotidiano e que é vivenciada na medida em que somos agentes sociais, construtores da própria História.

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