Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA ANÁLISE DO ESTUDO DE FUNÇÕES A LUZ DA TEORIA DOSREGISTROS DE REPRESENTAÇÕA SEMIÓTICA (TRRS) COM OSALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: FUNÇÕES, TRRS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Pôster (Resumo Expandido) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73184
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 620
    "inscrito_id" => 1430
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO ESTUDO DE FUNÇÕES A LUZ DA TEORIA DOSREGISTROS DE REPRESENTAÇÕA SEMIÓTICA (TRRS) COM OSALUNOS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "STE RELATO É FRUTO DE TRÊS PERÍODOS DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO IFPE-RECIFE, EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. OS ALUNOS COM DIFICULDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARTICIPAVAM DE UM PROJETO CHAMADO PRO-IFPE RECIFE, QUE TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ESTUDANTES NO APRENDIZADO E DIMINUIR A EVASÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. ATRAVÉS DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO TRÊS TURMAS DURANTE TRÊS SEMESTRES, FOI OBSERVADO UMA ENORME DIFICULDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES EM LIDAR COM EXERCÍCIOS DE FUNÇÕES QUE NÃO CONSISTIA EM UTILIZAR ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE A LINGUAGEM ALGÉBRICA. À LUZ DA TEORIA DE DUVAL, VERIFICAMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM QUE POSSIBILITE AO ESTUDANTE MOBILIZAR OS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO DE UMA FUNÇÃO, POIS SOMENTE DESTA MANEIRA PODEREMOS TER CERTEZA QUE O ESTUDANTE, DE FATO, TEM DOMÍNIO SOBRE ESTE OBJETO MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÕES, TRRS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA_ID1430_24112020141518.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE BOTELHO CABRAL JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE CABRAL"
    "autor_email" => "gm2308@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73184
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 620
    "inscrito_id" => 1430
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO ESTUDO DE FUNÇÕES A LUZ DA TEORIA DOSREGISTROS DE REPRESENTAÇÕA SEMIÓTICA (TRRS) COM OSALUNOS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "STE RELATO É FRUTO DE TRÊS PERÍODOS DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO IFPE-RECIFE, EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. OS ALUNOS COM DIFICULDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARTICIPAVAM DE UM PROJETO CHAMADO PRO-IFPE RECIFE, QUE TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ESTUDANTES NO APRENDIZADO E DIMINUIR A EVASÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. ATRAVÉS DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO TRÊS TURMAS DURANTE TRÊS SEMESTRES, FOI OBSERVADO UMA ENORME DIFICULDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES EM LIDAR COM EXERCÍCIOS DE FUNÇÕES QUE NÃO CONSISTIA EM UTILIZAR ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE A LINGUAGEM ALGÉBRICA. À LUZ DA TEORIA DE DUVAL, VERIFICAMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM QUE POSSIBILITE AO ESTUDANTE MOBILIZAR OS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO DE UMA FUNÇÃO, POIS SOMENTE DESTA MANEIRA PODEREMOS TER CERTEZA QUE O ESTUDANTE, DE FATO, TEM DOMÍNIO SOBRE ESTE OBJETO MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÕES, TRRS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA_ID1430_24112020141518.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE BOTELHO CABRAL JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE CABRAL"
    "autor_email" => "gm2308@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

STE RELATO É FRUTO DE TRÊS PERÍODOS DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO IFPE-RECIFE, EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. OS ALUNOS COM DIFICULDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARTICIPAVAM DE UM PROJETO CHAMADO PRO-IFPE RECIFE, QUE TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ESTUDANTES NO APRENDIZADO E DIMINUIR A EVASÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. ATRAVÉS DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO TRÊS TURMAS DURANTE TRÊS SEMESTRES, FOI OBSERVADO UMA ENORME DIFICULDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES EM LIDAR COM EXERCÍCIOS DE FUNÇÕES QUE NÃO CONSISTIA EM UTILIZAR ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE A LINGUAGEM ALGÉBRICA. À LUZ DA TEORIA DE DUVAL, VERIFICAMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM QUE POSSIBILITE AO ESTUDANTE MOBILIZAR OS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO DE UMA FUNÇÃO, POIS SOMENTE DESTA MANEIRA PODEREMOS TER CERTEZA QUE O ESTUDANTE, DE FATO, TEM DOMÍNIO SOBRE ESTE OBJETO MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.