NO BRASIL, O CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO (CAP) É O MAIS UTILIZADO, SENDO RESPONSÁVEL PELA PAVIMENTAÇÃO DE CERCA DE 95% DAS ESTRADAS. RECONHECENDO A PAVIMENTAÇÃO COMO UM SETOR EM CRESCIMENTO, É PRECISO BUSCAR NOVOS ADITIVOS SUSTENTÁVEIS PARA SEREM INCORPORADOS AO LIGANTE ASFÁLTICO, VISANDO MELHORAR SUAS PROPRIEDADES. DESSE MODO, UMA DAS CARACTERÍSTICAS DE MISTURAS ASFÁLTICAS ONDE SE HÁ AMBIÇÃO DE MELHORIAS É A VISCOSIDADE, QUE É A RESISTÊNCIA QUE UM DETERMINADO MATERIAL POSSUI ANTE A UM ESCOAMENTO OU FLUXO CISALHANTE. NO PRESENTE TRABALHO FOI AVALIADO O EFEITO DA ADIÇÃO DO ÓLEO DE LINHAÇA NO TEOR DE 3% AO LIGANTE ASFÁLTICO CAP 50/70 POR MEIO DO MÉTODO REOLÓGICO DAS CURVAS-MESTRE. NOS RESULTADOS FOI OBSERVADO QUE EM BAIXAS FREQUÊNCIAS, AS CURVAS DE VISCOSIDADE SE APROXIMAM. PODE-SE INFERIR QUE NESTE INTERVALO O MODIFICADOR NÃO ALTEROU DE FORMA SIGNIFICANTE A VISCOSIDADE DO LIGANTE. CONSIDERANDO FREQUÊNCIAS SUPERIORES, VERIFICOU-SE QUE HOUVE REDUÇÃO DA VISCOSIDADE COMPLEXA NO CAP MODIFICADO EM RELAÇÃO AO CAP PURO, OCORRENDO UM DECRÉSCIMO UNIFORME DA VISCOSIDADE CONFORME O AUMENTO DAS FREQUÊNCIAS. DESTA FORMA, A REDUÇÃO DA VISCOSIDADE COMPLEXA TRAZ BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS, PELO FATO DESTA REDUZIR A TEMPERATURA DE USINAGEM E COMPACTAÇÃO DO LIGANTE ASFÁLTICO, AGREGANDO UMA ECONOMIA ENERGÉTICA NA SUA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO, MITIGANDO ASSIM AS EMISSÕES DE GASES POLUENTES NA ATMOSFERA. OUTRO PONTO IMPORTANTE É QUE UMA MENOR TEMPERATURA DE COMPACTAÇÃO TRAZ UMA MAIOR SEGURANÇA AOS OPERADORES DO ASFALTO.