EM DIVERSOS MOMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS, NÃO ACONTECE DA MANEIRA ADEQUADA. O
PROFISSIONAL DA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS, MUITA DAS VEZES NÃO BUSCA POR METODOLOGIAS NECESSÁRIAS PARA
DESENVOLVER ATIVIDADES QUE PODEM AUMENTAR O NÍVEL COGNITIVO DOS ALUNOS, QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO
SOBRE DETERMINADO CONTEÚDO. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO NARRAR E DESCREVER MINHA EXPERIÊNCIA
ENQUANTO ESTAGIÁRIO, NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS, DO CURSO DE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. O TRABALHO FOI
FEITO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 6° AO 9° ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE
ZONA RURAL, PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS, DURANTE OS MESES DE MAIO A SETEMBRO DE 2019.
TODAS AS ANÁLISES, OBSERVAÇÕES E DADOS CONTIDOS NESSE TRABALHO SÃO FRUTOS DOS DIFERENTES MOMENTOS DO
ESTÁGIO (OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA). AO FINAL DO ESTÁGIO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE DE FATO O
AMBIENTE EM SALA DE AULA É DESAFIADOR, MAS QUANDO ATRELADO COM BOAS METODOLOGIAS DE PRÁTICA DE ENSINO
PROPOSTAS DURANTE AS AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS NA UNIVERSIDADE, O PROFESSOR PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS
EM SEU COTIDIANO. COM A REALIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E
FORA DELE, INFERE-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OFERECE INÚMERAS REALIDADES DE UMA SALA DE
AULA, E CAPACITA OS ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM PROBLEMATIZAR E PROPOR
SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO PARA AQUELAS REALIDADES VIVENCIADAS COM SEUS ALUNOS.