Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES., , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72725
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 219
    "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => """
      EM DIVERSOS MOMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS, NÃO ACONTECE DA MANEIRA ADEQUADA. O\r\n
      PROFISSIONAL DA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS, MUITA DAS VEZES NÃO BUSCA POR METODOLOGIAS NECESSÁRIAS PARA\r\n
      DESENVOLVER ATIVIDADES QUE PODEM AUMENTAR O NÍVEL COGNITIVO DOS ALUNOS, QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO\r\n
      SOBRE DETERMINADO CONTEÚDO. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO NARRAR E DESCREVER MINHA EXPERIÊNCIA\r\n
      ENQUANTO ESTAGIÁRIO, NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS, DO CURSO DE\r\n
      LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. O TRABALHO FOI\r\n
      FEITO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 6° AO 9° ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE\r\n
      ZONA RURAL, PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS, DURANTE OS MESES DE MAIO A SETEMBRO DE 2019.\r\n
      TODAS AS ANÁLISES, OBSERVAÇÕES E DADOS CONTIDOS NESSE TRABALHO SÃO FRUTOS DOS DIFERENTES MOMENTOS DO\r\n
      ESTÁGIO (OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA). AO FINAL DO ESTÁGIO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE DE FATO O\r\n
      AMBIENTE EM SALA DE AULA É DESAFIADOR, MAS QUANDO ATRELADO COM BOAS METODOLOGIAS DE PRÁTICA DE ENSINO\r\n
      PROPOSTAS DURANTE AS AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS NA UNIVERSIDADE, O PROFESSOR PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS\r\n
      EM SEU COTIDIANO. COM A REALIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E\r\n
      FORA DELE, INFERE-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OFERECE INÚMERAS REALIDADES DE UMA SALA DE\r\n
      AULA, E CAPACITA OS ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM PROBLEMATIZAR E PROPOR\r\n
      SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO PARA AQUELAS REALIDADES VIVENCIADAS COM SEUS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID219_29052020103825.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EZEQUIEL MARQUES SURIANO"
    "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL MARQUES SURIANO"
    "autor_email" => "marquesezequiel32@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72725
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 219
    "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => """
      EM DIVERSOS MOMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS, NÃO ACONTECE DA MANEIRA ADEQUADA. O\r\n
      PROFISSIONAL DA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS, MUITA DAS VEZES NÃO BUSCA POR METODOLOGIAS NECESSÁRIAS PARA\r\n
      DESENVOLVER ATIVIDADES QUE PODEM AUMENTAR O NÍVEL COGNITIVO DOS ALUNOS, QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO\r\n
      SOBRE DETERMINADO CONTEÚDO. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO NARRAR E DESCREVER MINHA EXPERIÊNCIA\r\n
      ENQUANTO ESTAGIÁRIO, NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS, DO CURSO DE\r\n
      LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. O TRABALHO FOI\r\n
      FEITO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 6° AO 9° ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE\r\n
      ZONA RURAL, PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS, DURANTE OS MESES DE MAIO A SETEMBRO DE 2019.\r\n
      TODAS AS ANÁLISES, OBSERVAÇÕES E DADOS CONTIDOS NESSE TRABALHO SÃO FRUTOS DOS DIFERENTES MOMENTOS DO\r\n
      ESTÁGIO (OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA). AO FINAL DO ESTÁGIO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE DE FATO O\r\n
      AMBIENTE EM SALA DE AULA É DESAFIADOR, MAS QUANDO ATRELADO COM BOAS METODOLOGIAS DE PRÁTICA DE ENSINO\r\n
      PROPOSTAS DURANTE AS AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS NA UNIVERSIDADE, O PROFESSOR PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS\r\n
      EM SEU COTIDIANO. COM A REALIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E\r\n
      FORA DELE, INFERE-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OFERECE INÚMERAS REALIDADES DE UMA SALA DE\r\n
      AULA, E CAPACITA OS ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM PROBLEMATIZAR E PROPOR\r\n
      SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO PARA AQUELAS REALIDADES VIVENCIADAS COM SEUS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID219_29052020103825.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EZEQUIEL MARQUES SURIANO"
    "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL MARQUES SURIANO"
    "autor_email" => "marquesezequiel32@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

EM DIVERSOS MOMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS, NÃO ACONTECE DA MANEIRA ADEQUADA. O PROFISSIONAL DA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS, MUITA DAS VEZES NÃO BUSCA POR METODOLOGIAS NECESSÁRIAS PARA DESENVOLVER ATIVIDADES QUE PODEM AUMENTAR O NÍVEL COGNITIVO DOS ALUNOS, QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO SOBRE DETERMINADO CONTEÚDO. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO NARRAR E DESCREVER MINHA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ESTAGIÁRIO, NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. O TRABALHO FOI FEITO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 6° AO 9° ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ZONA RURAL, PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS, DURANTE OS MESES DE MAIO A SETEMBRO DE 2019. TODAS AS ANÁLISES, OBSERVAÇÕES E DADOS CONTIDOS NESSE TRABALHO SÃO FRUTOS DOS DIFERENTES MOMENTOS DO ESTÁGIO (OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA). AO FINAL DO ESTÁGIO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE DE FATO O AMBIENTE EM SALA DE AULA É DESAFIADOR, MAS QUANDO ATRELADO COM BOAS METODOLOGIAS DE PRÁTICA DE ENSINO PROPOSTAS DURANTE AS AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS NA UNIVERSIDADE, O PROFESSOR PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS EM SEU COTIDIANO. COM A REALIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E FORA DELE, INFERE-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OFERECE INÚMERAS REALIDADES DE UMA SALA DE AULA, E CAPACITA OS ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM PROBLEMATIZAR E PROPOR SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO PARA AQUELAS REALIDADES VIVENCIADAS COM SEUS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.