NA CONSTRUÇÃO CIVIL A ÁREA DE PAVIMENTAÇÃO É UMA DAS QUE MAIS CRESCE NO MUNDO E, NO BRASIL, EM TORNO DE 60% DA MALHA DE TRANSPORTE É RODOVIÁRIA. SENDO A PAVIMENTAÇÃO UM SETOR EM CRESCIMENTO, É PRECISO BUSCAR NOVOS ADITIVOS SUSTENTÁVEIS PARA SEREM INCORPORADOS AOS LIGANTES ASFÁLTICOS, VISANDO MELHORAR SUAS PROPRIEDADES. ASSIM, CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMO MÓDULO COMPLEXO E ÂNGULO DE FASE, RELACIONADAS DIRETAMENTE A VISCOSIDADE E TRABALHABILIDADE DO MATERIAL. NO PRESENTE TRABALHO FOI AVALIADO O EFEITO DA ADIÇÃO DO ÓLEO DE LINHAÇA NO TEOR DE 3% AO LIGANTE ASFÁLTICO CAP 50/70 POR MEIO DO MÉTODO REOLÓGICO DAS CURVAS-MESTRE. COMO RESULTADO, FOI VERIFICADO QUE OS MÓDULOS COMPLEXOS DO CAP MODIFICADO COM ÓLEO DE LINHAÇA FORAM MENORES QUE OS OBSERVADOS NO CAP PURO, APRESENTANDO ASSIM UMA DIMINUIÇÃO NA RIGIDEZ DO LIGANTE. JÁ NA ANÁLISE DAS CURVAS DE ÂNGULO DE FASE, OS VALORES DE ANGULO FORAM MENORES QUE DO CAP PURO, EVIDENCIANDO MELHORIA NO COMPORTAMENTO VISCOSO E NA TRABALHABILIDADE DO LIGANTE. A ANÁLISE DO MÓDULO COMPLEXO DEMONSTROU QUE O ADITIVO TORNOU MATERIAL MAIS FLUIDO E MENOS VISCOSO, ESSA CARACTERÍSTICA TRAZ MELHORIAS EM ALGUNS ASPECTOS, COMO NA ELASTICIDADE. EM RELAÇÃO AO ÂNGULO DE FASE, A CURVA MESTRE MOSTROU QUE A BAIXAS FREQUÊNCIAS HOUVE UMA DIMINUIÇÃO NO PARÂMETRO, APONTANDO QUE A MODIFICAÇÃO COM ÓLEO DE LINHAÇA APRESENTOU AO LIGANTE MELHORIA EM SUA ELASTICIDADE. ASSIM, O ÓLEO DE LINHAÇA SE PROVOU UMA ALTERNATIVA VIÁVEL E SUSTENTÁVEL PARA MODIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE ELASTICIDADE E CONSEQUENTE MELHORIA NA TRABALHABILIDADE DE LIGANTES ASFÁLTICOS.