A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL CHEGA À ESCOLA/CRECHE COM MUITA PREDISPOSIÇÃO PARA O APRENDIZADO, LOGO EDUCADORES E EDUCADORAS DEVEM OPORTUNIZAR PRÁTICAS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE ESTEJAM VINCULADAS AO COTIDIANO DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA QUE APESAR DA POUCA IDADE, JÁ POSSUI CONHECIMENTOS PRÉVIOS. OS DOCUMENTOS NORMATIVOS BRASILEIROS DEFENDEM UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INTERDISCIPLINAR QUE INCENTIVE O ENSINO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EM DIVERSOS CAMPOS DO SABER. O SABER MATEMÁTICO É UM DOS MAIS IMPORTANTES, UMA VEZ QUE A CRIANÇA VIVENCIA SITUAÇÕES QUE EXIGEM CONHECIMENTOS ACERCA DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS (CORRESPONDÊNCIA, CONSERVAÇÃO, COMPARAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, INCLUSÃO, SERIAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO). SENDO ASSIM, O CONTATO COM TAIS TEMAS DEVE SER POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS. NESSE ARTIGO, DEFENDEMOS O BOSQUE DA CIÊNCIA, MUSEU ABERTO E CENTRO DE PESQUISAS DA CIDADE DE MANAUS (AM), COMO PALCO PARA AULAS SIGNIFICATIVAS DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS PEQUENAS.