Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 136
EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA (INPA): UM ESTUDO SOBRE OS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL CHEGA À ESCOLA/CRECHE COM MUITA PREDISPOSIÇÃO PARA O APRENDIZADO, LOGO EDUCADORES E EDUCADORAS DEVEM OPORTUNIZAR PRÁTICAS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE ESTEJAM VINCULADAS AO COTIDIANO DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA QUE APESAR DA POUCA IDADE, JÁ POSSUI CONHECIMENTOS PRÉVIOS. OS DOCUMENTOS NORMATIVOS BRASILEIROS DEFENDEM UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INTERDISCIPLINAR QUE INCENTIVE O ENSINO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EM DIVERSOS CAMPOS DO SABER. O SABER MATEMÁTICO É UM DOS MAIS IMPORTANTES, UMA VEZ QUE A CRIANÇA VIVENCIA SITUAÇÕES QUE EXIGEM CONHECIMENTOS ACERCA DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS (CORRESPONDÊNCIA, CONSERVAÇÃO, COMPARAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, INCLUSÃO, SERIAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO). SENDO ASSIM, O CONTATO COM TAIS TEMAS DEVE SER POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS. NESSE ARTIGO, DEFENDEMOS O BOSQUE DA CIÊNCIA, MUSEU ABERTO E CENTRO DE PESQUISAS DA CIDADE DE MANAUS (AM), COMO PALCO PARA AULAS SIGNIFICATIVAS DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS PEQUENAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.