É NOTÓRIO QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE INTERCONECTADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, E NA EDUCAÇÃO NÃO FOI DIFERENTE: AS TECNOLOGIAS AMPLIARAM OS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER, TRAZENDO INOVAÇÕES PARA O ENSINO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) HOUVE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EM QUE AS SALAS DE AULAS PRESENCIAIS DERAM LUGAR ÀS SALAS DE AULAS VIRTUAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O OBJETIVO TRAÇADO NO ESTUDO CONSISTIU EM COMPREENDER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DAS TDICS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CONSULTADA APONTARAM A REAL NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE NOVAS METODOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO NOS PERMITIRAM REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DAS TDICS DIANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS A RELEVÂNCIA DO USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TENDO EM VISTA QUE POR MEIO DESSES RECURSOS POSSIBILITAREMOS A CONTINUIDADE DO ENSINO ATRAVÉS DE DIFERENTES SUPORTES DIGITAIS E PROMOVEREMOS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. OUTROSSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DOS EDUCANDOS COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO AOS MEIOS DIGITAIS NECESSÁRIOS PARA A CONTINUIDADE DO SEU APRENDIZADO.