Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, ENSINO REMOTO, ARTEFATOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73160
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 592
    "inscrito_id" => 1139
    "titulo" => "TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL"
    "resumo" => "É NOTÓRIO QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE INTERCONECTADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, E NA EDUCAÇÃO NÃO FOI DIFERENTE: AS TECNOLOGIAS AMPLIARAM OS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER, TRAZENDO INOVAÇÕES PARA O ENSINO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) HOUVE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EM QUE AS SALAS DE AULAS PRESENCIAIS DERAM LUGAR ÀS SALAS DE AULAS VIRTUAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O OBJETIVO TRAÇADO NO ESTUDO CONSISTIU EM COMPREENDER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DAS TDICS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CONSULTADA APONTARAM A REAL NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE NOVAS METODOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO NOS PERMITIRAM REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DAS TDICS DIANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS A RELEVÂNCIA DO USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TENDO EM VISTA QUE POR MEIO DESSES RECURSOS POSSIBILITAREMOS A CONTINUIDADE DO ENSINO ATRAVÉS DE DIFERENTES SUPORTES DIGITAIS E PROMOVEREMOS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. OUTROSSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DOS EDUCANDOS COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO AOS MEIOS DIGITAIS NECESSÁRIOS PARA A CONTINUIDADE DO SEU APRENDIZADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO REMOTO, ARTEFATOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1139_23112020212352.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA BALBINO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA BALBINO"
    "autor_email" => "sb.vanessa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73160
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 592
    "inscrito_id" => 1139
    "titulo" => "TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL"
    "resumo" => "É NOTÓRIO QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE INTERCONECTADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, E NA EDUCAÇÃO NÃO FOI DIFERENTE: AS TECNOLOGIAS AMPLIARAM OS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER, TRAZENDO INOVAÇÕES PARA O ENSINO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) HOUVE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EM QUE AS SALAS DE AULAS PRESENCIAIS DERAM LUGAR ÀS SALAS DE AULAS VIRTUAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O OBJETIVO TRAÇADO NO ESTUDO CONSISTIU EM COMPREENDER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DAS TDICS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CONSULTADA APONTARAM A REAL NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE NOVAS METODOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO NOS PERMITIRAM REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DAS TDICS DIANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS A RELEVÂNCIA DO USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TENDO EM VISTA QUE POR MEIO DESSES RECURSOS POSSIBILITAREMOS A CONTINUIDADE DO ENSINO ATRAVÉS DE DIFERENTES SUPORTES DIGITAIS E PROMOVEREMOS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. OUTROSSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DOS EDUCANDOS COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO AOS MEIOS DIGITAIS NECESSÁRIOS PARA A CONTINUIDADE DO SEU APRENDIZADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO REMOTO, ARTEFATOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1139_23112020212352.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA BALBINO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA BALBINO"
    "autor_email" => "sb.vanessa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

É NOTÓRIO QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE INTERCONECTADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, E NA EDUCAÇÃO NÃO FOI DIFERENTE: AS TECNOLOGIAS AMPLIARAM OS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER, TRAZENDO INOVAÇÕES PARA O ENSINO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) HOUVE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EM QUE AS SALAS DE AULAS PRESENCIAIS DERAM LUGAR ÀS SALAS DE AULAS VIRTUAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O OBJETIVO TRAÇADO NO ESTUDO CONSISTIU EM COMPREENDER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DAS TDICS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CONSULTADA APONTARAM A REAL NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE NOVAS METODOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO NOS PERMITIRAM REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DAS TDICS DIANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS A RELEVÂNCIA DO USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TENDO EM VISTA QUE POR MEIO DESSES RECURSOS POSSIBILITAREMOS A CONTINUIDADE DO ENSINO ATRAVÉS DE DIFERENTES SUPORTES DIGITAIS E PROMOVEREMOS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. OUTROSSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DOS EDUCANDOS COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO AOS MEIOS DIGITAIS NECESSÁRIOS PARA A CONTINUIDADE DO SEU APRENDIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.