O ENSINO TRADICIONAL AINDA PERSISTE NAS ESCOLAS, ENSINO ESTE FUNDAMENTO APENAS NA MEMORIZA??O DESTA FORMA FAZ-SE NECESS?RIO A INOVA??O A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS QUE AJUDEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO COMO TAMB?M NA DINAMIZA??O DAS AULAS. O ENSINO DE QU?MICA EM ESPECIAL ? ALVO DE V?RIAS PESQUISAS, VISTO QUE A DISCIPLINA TEM SIDO NOMEADA DE DIF?CIL COMPREENS?O POR PARTE DOS ALUNOS. COM ISSO, OS MESMOS N?O SENTEM INTERESSE PELA MESMA COMO TAMB?M DEFINEM APENAS POR UMA DISCIPLINA CHEIA DE F?RMULAS E TEORIAS. POR ESTA RAZ?O, O USO DA EXPERIMENTA??O NO ENSINO DE QU?MICA ? DE SUMA IMPORT?NCIA VISTO QUE A UNI?O DA TEORIA COM A PR?TICA ? BASTANTE EFICIENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. LOGO, O TRABALHO TEVE POR FINALIDADE DINAMIZAR AS AULAS DE QU?MICA A PARTIR DO USO DA EXPERIMENTA??O ATRAV?S DA MINISTRA??O DO CONTE?DO DE REA??ES QU?MICAS PARA OS ALUNOS DE UM PR?-VESTIBULAR DE UM CURSINHO DA CIDADE DE ABREU E LIMA - PE, DESTA MANEIRA FOI REALIZADOS EXPERIMENTOS SIMPLES E COM MATERIAIS DE F?CIL ACESSO E BAIXO CUSTO. SENDO ASSIM, PODE-SE OBTER RESULTADOS SATISFAT?RIO ATRAV?S DA AULA MINISTRADA. CONCLUI-SE QUE ? POSS?VEL TRAZER UM AMBIENTE LEVE E DIN?MICO PARA OS ALUNOS, MESMO QUE NO LOCAL N?O HAJA LABORAT?RIO SUPER EQUIPADOS.