ESTE TRABALHO ANALISOU O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), APÓS A PARTICIPAÇÃO EM CAPACITAÇÃO QUE OCORREU NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II. A CAPACITAÇÃO DECORREU DE PARCERIA COM O ATELIÊ DE COMPUTAÇÃO E CULTURA, VINCULADO AO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, EXPLORANDO O TRABALHO COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NA MODALIDADE DE PESQUISA PARTICIPANTE, O ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA QUE VIVENCIAMOS COMO UM DOS PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO, DESCREVENDO AS IMPRESSÕES INICIAIS E O IMPACTO DAS MUDANÇAS PROVOCADAS A PARTIR DA COMPREENSÃO DAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DO EMPREGO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS APOIADAS NO USO DE APLICATIVOS/JOGOS DIGITAIS COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.ONDE OBTIVEMOS O SEGUINTES RESULTADOS, QUANDO SE PERGUNTARAM A DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SE TRABALHAR COM ESSE MODELOS DIGITAIS, TIVEMOS QUE 50% ESTAVAM COM DIFICULDADE EM OS MESMOS NÃO SABER FAZER USO DO AMBIENTE VIRTUAL AVA,E OUTRO PONTO QUE ENVOLVIA ESSA DIFICULDADE FOI A QUESTÃO DA FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PARA SE TRABALHAR COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS, UM TOTAL DE 20%. E QUE QUANTO A PERGUNTA SE JÁ HAVIA PARTICIPADO DE ALGUM TREINAMENTO VOLTADO COM FERRAMENTAS DIGITAIS 80% DISSERAM QUE NÃO HAVIA TRABALHADO COM FERRAMENTAS DIGITAIS, E TIVERMOS AINDA QUE 70% TINHA UMA NÍVEL MÉDIO DE DIFICULDADE EM SE TRABALHAR COM JOGOS DIGITAIS VOLTADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.