EM REGIÕES TURÍSTICAS OS ESTUDOS AMBIENTAIS, AÇÕES EDUCATIVAS E ESTRATÉGIAS DE GESTÃO SÃO FULCRAIS PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. RECONHECENDO-SE A IMPORTÂNCIA DO ACESSO À INFORMAÇÃO PARA A EFICÁCIA DA GESTÃO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVEU-SE ESTUDO VISANDO CARACTERIZAR A DIVERSIDADE DE ELEMENTOS BIÓTICOS E ABIÓTICOS, NATURAIS OU CONSTRUÍDOS, NO TERRITÓRIO DO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA (CAP). PRETENDE-SE QUE TAIS INFORMAÇÕES CONSTITUAM SUBSÍDIOS PARA AÇÕES GESTORAS E EDUCATIVAS NA REGIÃO. OS RESULTADOS POSSIBILITARAM ELENCAR ELEMENTOS DA GEODIVERSIDADE, DA BIODIVERSIDADE E ASPECTOS CULTURAIS QUE INTEGRAM O PATRIMÔNIO DO TERRITÓRIO. DENTRE ESTES, DESTACAM-SE AS POTENCIALIDADES DA GEODIVERSIDADE PARA O TURISMO LOCAL, SOBRETUDO AS UNIDADES DE RELEVO, AS QUEDAS D’ÁGUA E OS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS. FINALMENTE, O ESTUDO APONTA A IMPORTÂNCIA DE QUE INICIATIVAS DE GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL, À SEMELHANÇA DOS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS, SEJAM IMPLEMENTADAS NO TERRITÓRIO, TENDO EM VISTA SEU POTENCIAL E ALCANCE PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS LOCAIS.