Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AREIA-PB, EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, PANDEMIA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72886
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 980
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AREIA-PB, EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "PROVER EDUCAÇÃO COM OPORTUNIDADES IGUAIS E INCLUSÃO SOCIAL É ASSUNTO CADA VEZ MAIS VEM DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS OS ALUNOS. O PRINCIPAL DESAFIO É OFERECER CONDIÇÕES EQUÂNIMES DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, DURANTE A PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE DAS AULAS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DOS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, ATIVIDADES MOTIVADORAS, CONTSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE BLOG E SITE, QUE SERVIRAM DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS PROJETOS, PARA ACESSO GRATUITO PELA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, FORAM OBSERVADOS QUE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FORAM MARCANTES. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELA ESTUDANTES DA COMUNIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID980_20102020135320.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA"
    "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72886
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 980
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AREIA-PB, EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "PROVER EDUCAÇÃO COM OPORTUNIDADES IGUAIS E INCLUSÃO SOCIAL É ASSUNTO CADA VEZ MAIS VEM DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS OS ALUNOS. O PRINCIPAL DESAFIO É OFERECER CONDIÇÕES EQUÂNIMES DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, DURANTE A PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE DAS AULAS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DOS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, ATIVIDADES MOTIVADORAS, CONTSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE BLOG E SITE, QUE SERVIRAM DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS PROJETOS, PARA ACESSO GRATUITO PELA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, FORAM OBSERVADOS QUE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FORAM MARCANTES. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELA ESTUDANTES DA COMUNIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID980_20102020135320.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA"
    "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

PROVER EDUCAÇÃO COM OPORTUNIDADES IGUAIS E INCLUSÃO SOCIAL É ASSUNTO CADA VEZ MAIS VEM DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS OS ALUNOS. O PRINCIPAL DESAFIO É OFERECER CONDIÇÕES EQUÂNIMES DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, DURANTE A PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE DAS AULAS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DOS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, ATIVIDADES MOTIVADORAS, CONTSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE BLOG E SITE, QUE SERVIRAM DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS PROJETOS, PARA ACESSO GRATUITO PELA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, FORAM OBSERVADOS QUE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FORAM MARCANTES. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELA ESTUDANTES DA COMUNIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.