A FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTITULADA DIÁRIO DE CIÊNCIAS É ORIUNDA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE JI-PARANÁ RONDÔNIA. O PRESENTE ESCRITO APRESENTARÁ OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS CONFECCIONADOS PELOS ESTUDANTES E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA; MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS”. OS DIÁRIOS FORAM IDEALIZADOS COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DIÁRIO DE BORDO DE ZABALZA (2004) E ADAPTADOS PARA O ENSINO REMOTO. ESTA FERRAMENTA MOSTROU-SE MUITO EFICIENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE SEREM SUJEITOS ATIVOS DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, A MEDIDA QUE RECONHECEM EM SEU COTIDIANO SITUAÇÕES ONDE ESTÃO PRESENTES OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. FUNDAMENTALMENTE, OS DIÁRIOS DE BORDOS PROPORCIONAM A REFLEXÃO DOCENTE SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA E ESTIMULA O DOCENTE A PERCEBER POSSIVÉIS LACUNAS NO PROCESSO DE ENSINO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA UM. O OBJETIVO DE UTILIZAR ESSA FERRAMENTA COM ESSE PÚBLICO FOI O DE IDENTIFICAR QUAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS OS SUJEITOS APLICARAM EM SEU COTIDIANO E SE CONSEGUIRAM DE FATO ASSIMILÁ-LAS. ASSIM, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS PERCEBEU-SE QUE OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS FOI UMA ÓTIMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS OBJETOS DO CONHECIMENTO E POR EM PRÁTICAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ELENCADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.