Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DIÁRIO DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: DÁRIO DE BORDO, DÁRIO DE CIÊNCIAS, MISTURAS, SEPARAÇÃO DE MISTURAS, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73106
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 1088
    "titulo" => "DIÁRIO DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTITULADA DIÁRIO DE CIÊNCIAS É ORIUNDA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE JI-PARANÁ RONDÔNIA.  O PRESENTE ESCRITO APRESENTARÁ OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS CONFECCIONADOS PELOS ESTUDANTES E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA; MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS”. OS DIÁRIOS FORAM IDEALIZADOS COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DIÁRIO DE BORDO DE ZABALZA (2004) E ADAPTADOS PARA O ENSINO REMOTO. ESTA FERRAMENTA MOSTROU-SE MUITO EFICIENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE SEREM SUJEITOS ATIVOS DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, A MEDIDA QUE RECONHECEM EM SEU COTIDIANO SITUAÇÕES ONDE ESTÃO PRESENTES OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. FUNDAMENTALMENTE, OS DIÁRIOS DE BORDOS PROPORCIONAM A REFLEXÃO DOCENTE SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA E ESTIMULA O DOCENTE A PERCEBER POSSIVÉIS LACUNAS NO PROCESSO DE ENSINO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA UM. O OBJETIVO DE UTILIZAR ESSA FERRAMENTA COM ESSE PÚBLICO FOI O DE IDENTIFICAR QUAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS OS SUJEITOS APLICARAM EM SEU COTIDIANO E SE CONSEGUIRAM DE FATO ASSIMILÁ-LAS. ASSIM, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS PERCEBEU-SE QUE OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS FOI UMA ÓTIMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS OBJETOS DO CONHECIMENTO E POR EM PRÁTICAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ELENCADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "DÁRIO DE BORDO, DÁRIO DE CIÊNCIAS, MISTURAS, SEPARAÇÃO DE MISTURAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1088_21112020224246.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA COSTA FERREIRA VANUCHI"
    "autor_nome_curto" => "VANUCHI"
    "autor_email" => "vanuchivania@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73106
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 1088
    "titulo" => "DIÁRIO DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTITULADA DIÁRIO DE CIÊNCIAS É ORIUNDA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE JI-PARANÁ RONDÔNIA.  O PRESENTE ESCRITO APRESENTARÁ OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS CONFECCIONADOS PELOS ESTUDANTES E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA; MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS”. OS DIÁRIOS FORAM IDEALIZADOS COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DIÁRIO DE BORDO DE ZABALZA (2004) E ADAPTADOS PARA O ENSINO REMOTO. ESTA FERRAMENTA MOSTROU-SE MUITO EFICIENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE SEREM SUJEITOS ATIVOS DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, A MEDIDA QUE RECONHECEM EM SEU COTIDIANO SITUAÇÕES ONDE ESTÃO PRESENTES OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. FUNDAMENTALMENTE, OS DIÁRIOS DE BORDOS PROPORCIONAM A REFLEXÃO DOCENTE SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA E ESTIMULA O DOCENTE A PERCEBER POSSIVÉIS LACUNAS NO PROCESSO DE ENSINO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA UM. O OBJETIVO DE UTILIZAR ESSA FERRAMENTA COM ESSE PÚBLICO FOI O DE IDENTIFICAR QUAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS OS SUJEITOS APLICARAM EM SEU COTIDIANO E SE CONSEGUIRAM DE FATO ASSIMILÁ-LAS. ASSIM, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS PERCEBEU-SE QUE OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS FOI UMA ÓTIMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS OBJETOS DO CONHECIMENTO E POR EM PRÁTICAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ELENCADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "DÁRIO DE BORDO, DÁRIO DE CIÊNCIAS, MISTURAS, SEPARAÇÃO DE MISTURAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1088_21112020224246.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA COSTA FERREIRA VANUCHI"
    "autor_nome_curto" => "VANUCHI"
    "autor_email" => "vanuchivania@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTITULADA DIÁRIO DE CIÊNCIAS É ORIUNDA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE JI-PARANÁ RONDÔNIA. O PRESENTE ESCRITO APRESENTARÁ OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS CONFECCIONADOS PELOS ESTUDANTES E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA; MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS”. OS DIÁRIOS FORAM IDEALIZADOS COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DIÁRIO DE BORDO DE ZABALZA (2004) E ADAPTADOS PARA O ENSINO REMOTO. ESTA FERRAMENTA MOSTROU-SE MUITO EFICIENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDIÇÕES DE SEREM SUJEITOS ATIVOS DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, A MEDIDA QUE RECONHECEM EM SEU COTIDIANO SITUAÇÕES ONDE ESTÃO PRESENTES OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. FUNDAMENTALMENTE, OS DIÁRIOS DE BORDOS PROPORCIONAM A REFLEXÃO DOCENTE SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA E ESTIMULA O DOCENTE A PERCEBER POSSIVÉIS LACUNAS NO PROCESSO DE ENSINO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA UM. O OBJETIVO DE UTILIZAR ESSA FERRAMENTA COM ESSE PÚBLICO FOI O DE IDENTIFICAR QUAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS OS SUJEITOS APLICARAM EM SEU COTIDIANO E SE CONSEGUIRAM DE FATO ASSIMILÁ-LAS. ASSIM, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS PERCEBEU-SE QUE OS DIÁRIOS DE CIÊNCIAS FOI UMA ÓTIMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS OBJETOS DO CONHECIMENTO E POR EM PRÁTICAS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ELENCADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.