A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES DE INVERTEBRADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS TÊM POTENCIAL DE EVIDENCIAR, ASPECTOS ECOLÓGICOS, EVOLUTIVOS, ETNOZOOLÓGICOS E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS GRUPOS APRESENTADOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA DOS INVERTEBRADOS, UTILIZANDO-SE DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA. OS DADOS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALIQUANTITATIVA. ESTA PESQUISA TEVE COMO PARTICIPANTES OS ALUNOS DO 8° ANO B, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA MARIA GORETE, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS-PB. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA EM QUATRO PARTES: APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE, ABORDAGEM TEÓRICA, ABORDAGEM PRÁTICA E APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE O NÚMERO DE GRUPOS DE INVERTEBRADOS CONHECIDOS PELOS ALUNOS SUBIU DE QUATRO PARA SEIS APÓS A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE; 93% E 74% FORAM, RESPECTIVAMENTE, OS RESULTADOS DAS RESPOSTAS SOBRE SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA; PARA 61% DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DEIXAVAM O ANIMAL NA NATUREZA OU ONDE FOI ENCONTRADO, NÃO O MATANDO OU TOMANDO OUTRA MEDIDA DRÁSTICA; QUANTO AO SENTIMENTO AO VER ESSES ANIMAIS OBTEVE-SE ADMIRAÇÃO, COM 32%, E DESEJO DE PRESERVAR COM 10%. ENTRETANTO, MEDO E NOJO AINDA COMPÕEM 53% DAS RESPOSTAS. ASSIM, A DEMONSTRAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS MOSTRA-SE COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE E DE FÁCIL APLICABILIDADE.