A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO. ENTRETANTO, O SEU ENSINO É AMPLAMENTE ABSTRATO, PROPORCIONANDO DESAFIOS AO DOCENTE PARA ELENCAR MEIOS QUE FACILITEM A ASSIMILAÇÃO PELA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. ASSIM, O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS TEM SE MOSTRADO EFICAZ, POIS PERMITE AOS ALUNOS EXPERIMENTAREM DINAMICAMENTE OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA COMO PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE ENZINO-APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VERSA SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS/PARES/PROBLEMAS. OS DOCENTES SUGERIRAM QUE OS ALUNOS IDENTIFICASSEM UM PROBLEMA NA ESCOLA OU COMUNIDADE, EM SEGUIDA, USANDO CONTEÚDO DA DISCIPLINA JÁ MINISTRADO, PROPOR UMA SOLUÇÃO. PARA ISSO, DEVERIAM CONCEBER E EXECUTAR UM PROJETO DE PESQUISA EM UM CONTEXTO PROBLEMATIZADO, PARA ATINGIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. AOS DOCENTES COUBE A ORIENTAÇÃO PARA AJUDAR OS ALUNOS A QUESTIONAREM E INTERPRETAREM OS DADOS COLETADOS POR MEIO DO PENSAMENTO CRÍTICO E LINGUAGEM CIENTÍFICA, CONDUZINDO A ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E OS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA. OS ALUNOS INCOMODADOS COM PROBLEMAS ALIMENTARES, USANDO O CONTEÚDO DE NUTRIENTES E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, LEVANTARAM HIPÓTESES, DESENVOLVERAM PROCEDIMENTOS, REGISTRARAM OS RESULTADOS, ASSOCIANDO-OS AOS PROCEDIMENTOS E FENÔMENOS COM OS OBJETIVOS DOS RESPECTIVOS PROJETOS, O QUE ESTIMULOU O INTERESSE DISCENTE PELA CIÊNCIA. AO FINAL, SUGERIRAM, BASEADO EM SEUS RESULTADOS, O EMPREGO DE UMA PIPOCA COMO ELEMENTO SAUDÁVEL E DE BAIXO CUSTO NA MERENDA ESCOLAR, CONSTRUÍRAM MATERIAL PARA INTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS E DIETA EQUILIBRADA. QUANTO AOS DOCENTES, FOI NOTADO O AMADURECIMENTO NOS SEUS NÍVEIS DE REFLEXÃO SOBRE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS E NO ASPECTO COGNITIVO DOS ALUNOS.