A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) SERÁ UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, A PARTIR DO ANO DE 2020 E COM A IMPLEMENTAÇÃO DO RESPECTIVO DOCUMENTO, SURGE TAMBÉM ALGUNS DESAFIOS VIVENCIADOS NA ESCOLA E PELA ESCOLA. COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA BNCC O PROFESSOR SERÁ, NESSE NOVO CENÁRIO, O INTEGRANTE MAIS ATINGIDO PELA NOVA MANEIRA DE GERIR O ENSINO. EM ESPECIAL, O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SERÁ UMA DAS ÁREAS QUE NECESSITA DE MAIOR ATENÇÃO COM A EXECUÇÃO DO QUE ENCONTRA-SE PREVISTO NESSE DOCUMENTO. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE TRAZER A TONA ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ESCOLA BÁSICA, APONTANDO ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES COM A EXECUÇÃO DO RESPECTIVO DOCUMENTO. NESTA PERSPECTIVA, RESSALTAMOS QUE O TRABALHO ESTÁ ORGANIZADO EM QUATRO SEÇÕES. A PRIMEIRA APRESENTA BREVEMENTE COMO OCORREU O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC; A SEGUNDA SEÇÃO É DESTINADA A BNCC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; A TERCEIRA SEGMENTAÇÃO ESTÁ DESTINADA A TRATAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; NA QUARTA E ÚLTIMA SEÇÃO REALIZA-SE ALGUMAS REFLEXÕES RELACIONADAS AOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES COM A EXECUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.