A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA REQUER A DESCONSTRUÇÃO DE ARCAICOS OLHARES E PRÁTICAS CRISTALIZADAS QUE INSISTEM EM PERPETUA-SE. O ROMPIMENTO DESSA CULTURA INSTITUÍDA É UM TRABALHO ÁRDUO E NÃO COMPLETADO. O PROPÓSITO DO PRESENTE DOCUMENTO É CONSTRUIR UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PRINCÍPIOS EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, RECONHECENDO E RESPEITANDO A CULTURA DE PAZ. COMO METODOLOGIA FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, TENDO COMO PRISMA O PROGRAMA NACIONAL EM DIREITOS HUMANOS NA SUA TERCEIRA VERSÃO, COMPLEMENTADO POR MARCOS TEÓRICOS QUE INCENTIVAM O AVIVAMENTO DO TEMA EM PROL DO ALCANCE DA CIENTIFICIDADE PLENA DO TRABALHO. NO TRABALHO MOSTRAMOS QUE PENSAR EM DIREITOS HUMANOS HOJE REQUER RETIRAR ESTIGMAS E PRECONCEITOS ENRAIZADOS POR UMA SOCIEDADE CONSERVADORA QUE SE CONCENTRA EM DITAR UM DISCURSO MINIMALISTA DO QUE REALMENTE OS PRESSUPOSTOS DA TEMÁTICA PODE ABORDAR. CONFORME PUDEMOS EXPLICITAR, A AGENDA DOS DIREITOS HUMANOS, ESPECIFICAMENTE NO PNDH-III É DIVERSIFICADA, SENDO UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A CHEGADA DE SOLUÇÕES QUE RESOLVAM OS PROBLEMAS DA FALTA DE RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA E A PROMOÇÃO DA PAZ.