Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES COM O USO DE LABORATORIOS VIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, MORFOLOGIA DAS FLORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
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      UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DA FLOR EM LABORATÓRIOS\r\n
      VIVOS. O ESTUDO CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA ESCOLA E UM ESPAÇO NÃO FORMAL. A METODOLOGIA\r\n
      ADOTADA NA PESQUISA DEU-SE QUALITATIVAMENTE COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OS INSTRUMENTOS PARA A\r\n
      COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BASEADA EM\r\n
      ARAÚJO (2014) SEGUINDO CINCO ETAPAS: PASSEIO PELA TRILHA, COLETA DE FLORES, PRODUÇÃO DE TEXTO,\r\n
      MONTAGEM DE UM ÁLBUM SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES, ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS\r\n
      SOBRE MORFOLOGIA DAS FLORES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DA SEQUÊNCIA\r\n
      DIDÁTICA. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL SERVIRAM\r\n
      COMO BASE TEÓRICA ÀS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A\r\n
      IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS E\r\n
      AULAS DE CAMPO É IMPORTANTE NA DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS, POIS PROMOVE A APRENDIZAGEM\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA COM 24 ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARINTINS/AM, CUJO OBJETIVO PAUTOU-SE EM AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DA FLOR EM LABORATÓRIOS VIVOS. O ESTUDO CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA ESCOLA E UM ESPAÇO NÃO FORMAL. A METODOLOGIA ADOTADA NA PESQUISA DEU-SE QUALITATIVAMENTE COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BASEADA EM ARAÚJO (2014) SEGUINDO CINCO ETAPAS: PASSEIO PELA TRILHA, COLETA DE FLORES, PRODUÇÃO DE TEXTO, MONTAGEM DE UM ÁLBUM SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES, ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS SOBRE MORFOLOGIA DAS FLORES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL SERVIRAM COMO BASE TEÓRICA ÀS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS E AULAS DE CAMPO É IMPORTANTE NA DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS, POIS PROMOVE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO ESCOLAR.

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