Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 97
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES COM O USO DE LABORATORIOS VIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, MORFOLOGIA DAS FLORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação

Resumo

O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA COM 24 ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARINTINS/AM, CUJO OBJETIVO PAUTOU-SE EM AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DA FLOR EM LABORATÓRIOS VIVOS. O ESTUDO CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA ESCOLA E UM ESPAÇO NÃO FORMAL. A METODOLOGIA ADOTADA NA PESQUISA DEU-SE QUALITATIVAMENTE COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BASEADA EM ARAÚJO (2014) SEGUINDO CINCO ETAPAS: PASSEIO PELA TRILHA, COLETA DE FLORES, PRODUÇÃO DE TEXTO, MONTAGEM DE UM ÁLBUM SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES, ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS SOBRE MORFOLOGIA DAS FLORES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL SERVIRAM COMO BASE TEÓRICA ÀS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS E AULAS DE CAMPO É IMPORTANTE NA DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS, POIS PROMOVE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.