UM VOLANTE DE INÉRCIA É UM ELEMENTO DE MÁQUINA UTILIZADO HÁ MUITO TEMPO, CONSTITUINDO UMA DAS PRIMEIRAS FORMAS EXISTENTES DE SE ARMAZENAR ENERGIA CINÉTICA. O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA, A PARTIR DE UM MODELO INICIAL GENÉRICO, CRIAR CIRCUNSTÂNCIAS QUE CONDICIONEM MELHORIA DE DESEMPENHO E DE CUSTO DESSE OBJETO DE ESTUDO, VOLTANDO SEU DESENVOLVIMENTO PARA UM SISTEMA MECÂNICO DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA CINÉTICA (MKERS) COM APLICAÇÃO EM UMA MOTOCICLETA ONROAD. PENSANDO NISSO, O PROCESSO DE OPTIMIZAÇÃO FOI POSSÍVEL A PARTIR DO ESTUDO APROFUNDADO DA TEORIA EXISTENTE SOBRE O TEMA PROPOSTO, UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES CAD – AUTODESK INVENTOR - PARA AUXILIAR NO REFINO DA GEOMETRIA E, TAMBÉM, DA ANÁLISE DE ELEMENTOS FINITOS, QUE POSSIBILITOU A ANÁLISE DE TENSÃO E A DETERMINAÇÃO DO FATOR DE SEGURANÇA. TODO ESSE PROCESSO SE CONSTITUI COMO OPTIMIZAÇÃO TENDO EM VISTA QUE ELE NÃO FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO MODELO INICIAL E OS RESULTADOS OBTIDOS TÊM POR FINALIDADE AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DESSE COMPONENTE E, FUTURAMENTE, EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DOS DEMAIS COMPONENTES CONSTITUINTES DO SISTEMA MKERS EM QUESTÃO.