O ENSINO DE QU?MICA, POR VEZES, ? VISTO COMO ALGO DISTANTE DA REALIDADE DOS ALUNOS E FOCADO APENAS NA MEMORIZA??O DE F?RMULAS E C?LCULOS QU?MICO-MATEM?TICOS. DIANTE DISSO, ? IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES BUSQUEM MODIFICAR A SUA PR?TICA DOCENTE PARA QUE O ENSINO DE QU?MICA SE TORNE MAIS ATRATIVO AO ALUNO, COLOCANDO-O NA POSI??O DE ALUNO ATIVO E PROMOVA A HABILIDADE DE ARGUMENTA??O. DESSA FORMA O ALUNO SE FORMAR? UM SUJEITO CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAS QUEST?ES CIENT?FICAS, TECN?LOGICAS, SOCIAIS E AMBIENTAIS. ASSIM, ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO OS DESENHOS DA S?RIE ?OS SIMPSONS? PODEM FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS DE RADIOATIVIDADE E SER UMA FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DE ARGUMENTA??O NOS ALUNOS. PARA TANTO, FORAM ELABORADAS DUAS AULAS ONDE OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A ASSISTIREM DOIS EPIS?DIOS DA S?RIE DE TELEVIS?O, E POSTERIORMENTE FOI REALIZADA UMA DISCUSS?O SOBRE OS DESENHOS ANIMADOS E O QUE ELES RELATAVAM EM SUA PRODU??O, FAZENDO UM PARALELO COM A REALIDADE E UMA RELA??O COM OS CONCEITOS VISTOS EM AULA. ASSIM OS ALUNOS PUDERAM PERCEBER OS IMPACTOS QUE OS ELEMENTOS RADIOATIVOS CAUSAM A SA?DE E AO MEIO AMBIENTE, A PARTIR DA DISCUSS?O E DAS SUAS VIV?NCIAS, AO MESMO TEMPO EM QUE DESENVOLVIAM A HABILIDADE DE ARGUMENTA??O.