Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USANDO A PANELA DE PRESSÃO PARA APRENDER CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PANELA DE PRESSÃO, ENSINO DE APRENDIZAGEM, COZINHA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (Resumo Expandido) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73028
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 419
    "inscrito_id" => 1303
    "titulo" => "USANDO A PANELA DE PRESSÃO PARA APRENDER CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR, VOLTADA A ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO A PANELA DE PRESSÃO COMO OBJETO DE ESTUDO E SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES PROPOSTAS NA BNCC. O ESTUDO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE EQUIPAMENTOS COTIDIANO É ALGO QUE DEVERIA SEMPRE ESTAR LIGADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A PANELA DE PRESSÃO É UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO DE USO CULINÁRIO QUE PODE SER ENCONTRADO FACILMENTE EM COZINHAS DE TODOS OS TIPOS. O PROCESSO DE APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA ESTÁ PREVISTO PARA DOIS ENCONTROS DE 50 MIN CADA, PODENDO OCORRER DE MANEIRA PRESENCIAL OU REMOTA. POR MEIO DA LEITURA DE REPORTAGENS, DE ATIVIDADES EM GRUPO E DISCUSSÕES EM SALA DE AULA ESPERAMOS QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE ENTENDER CONCEITOS FÍSICOS IMPORTANTES RELACIONADOS A ÁREA. O PRESENTE TRABALHO REPRESENTA APENAS UMA DAS MUITAS POSSIBILIDADES DE SE UTILIZAR TAL INSTRUMENTO, BUSCANDO UMA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TORNANDO-O INTERESSANTE E EFETIVO."
    "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PANELA DE PRESSÃO, ENSINO DE APRENDIZAGEM, COZINHA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID1303_11112020160608.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73028
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 419
    "inscrito_id" => 1303
    "titulo" => "USANDO A PANELA DE PRESSÃO PARA APRENDER CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR, VOLTADA A ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO A PANELA DE PRESSÃO COMO OBJETO DE ESTUDO E SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES PROPOSTAS NA BNCC. O ESTUDO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE EQUIPAMENTOS COTIDIANO É ALGO QUE DEVERIA SEMPRE ESTAR LIGADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A PANELA DE PRESSÃO É UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO DE USO CULINÁRIO QUE PODE SER ENCONTRADO FACILMENTE EM COZINHAS DE TODOS OS TIPOS. O PROCESSO DE APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA ESTÁ PREVISTO PARA DOIS ENCONTROS DE 50 MIN CADA, PODENDO OCORRER DE MANEIRA PRESENCIAL OU REMOTA. POR MEIO DA LEITURA DE REPORTAGENS, DE ATIVIDADES EM GRUPO E DISCUSSÕES EM SALA DE AULA ESPERAMOS QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE ENTENDER CONCEITOS FÍSICOS IMPORTANTES RELACIONADOS A ÁREA. O PRESENTE TRABALHO REPRESENTA APENAS UMA DAS MUITAS POSSIBILIDADES DE SE UTILIZAR TAL INSTRUMENTO, BUSCANDO UMA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TORNANDO-O INTERESSANTE E EFETIVO."
    "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PANELA DE PRESSÃO, ENSINO DE APRENDIZAGEM, COZINHA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID1303_11112020160608.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR, VOLTADA A ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO A PANELA DE PRESSÃO COMO OBJETO DE ESTUDO E SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES PROPOSTAS NA BNCC. O ESTUDO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE EQUIPAMENTOS COTIDIANO É ALGO QUE DEVERIA SEMPRE ESTAR LIGADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A PANELA DE PRESSÃO É UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO DE USO CULINÁRIO QUE PODE SER ENCONTRADO FACILMENTE EM COZINHAS DE TODOS OS TIPOS. O PROCESSO DE APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA ESTÁ PREVISTO PARA DOIS ENCONTROS DE 50 MIN CADA, PODENDO OCORRER DE MANEIRA PRESENCIAL OU REMOTA. POR MEIO DA LEITURA DE REPORTAGENS, DE ATIVIDADES EM GRUPO E DISCUSSÕES EM SALA DE AULA ESPERAMOS QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE ENTENDER CONCEITOS FÍSICOS IMPORTANTES RELACIONADOS A ÁREA. O PRESENTE TRABALHO REPRESENTA APENAS UMA DAS MUITAS POSSIBILIDADES DE SE UTILIZAR TAL INSTRUMENTO, BUSCANDO UMA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TORNANDO-O INTERESSANTE E EFETIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.