Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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ABORDAGEM DA BIOTECNOLOGIA NO NOVO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONTEXTUALIZAÇÃO

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOTECNOLOGIA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CRIADO EM 1998 PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), PASSOU POR UMA REESTRUTURAÇÃO A PARTIR DE 2009, AVALIANDO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E SERVINDO COMO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, O QUE AUMENTOU DE FORMA SIGNIFICATIVA SUA IMPORTÂNCIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. RECONHECENDO-SE QUE HÁ NECESSIDADE DE DESENVOLVER MAIS PESQUISAS ACERCA DESSA TEMÁTICA, O PRESENTE ESTUDO APRESENTA O RESULTADO DE UMA PESQUISA CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR COMO OS PRESSUPOSTOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO SE CONCRETIZAM NAS PROVAS DO NOVO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), APLICADAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018, NA ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, NAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O CONTEÚDO BIOTECNOLOGIA. VERIFICAMOS QUE A MAIORIA DELAS SE APRESENTOU CONTEXTUALIZADA, CONFORME SUGERE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO - METODOLÓGICA QUE ESTRUTURA O EXAME.

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