O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CRIADO EM 1998 PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E
PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), PASSOU POR UMA
REESTRUTURAÇÃO A PARTIR DE 2009, AVALIANDO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E SERVINDO COMO
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, O QUE AUMENTOU DE FORMA SIGNIFICATIVA SUA
IMPORTÂNCIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. RECONHECENDO-SE QUE HÁ NECESSIDADE DE DESENVOLVER
MAIS PESQUISAS ACERCA DESSA TEMÁTICA, O PRESENTE ESTUDO APRESENTA O RESULTADO DE UMA PESQUISA CUJO
OBJETIVO FOI ANALISAR COMO OS PRESSUPOSTOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO SE CONCRETIZAM NAS PROVAS DO NOVO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), APLICADAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018, NA ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, NAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O CONTEÚDO BIOTECNOLOGIA. VERIFICAMOS QUE A MAIORIA DELAS SE APRESENTOU CONTEXTUALIZADA, CONFORME SUGERE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO - METODOLÓGICA QUE ESTRUTURA O EXAME.